O perfil do aluno do IFNMG campus Januária em perspectiva sociológica
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160654 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015. |
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O perfil do aluno do IFNMG campus Januária em perspectiva sociológicaSociologia politicaEnsino profissionalAspectos sociológicosMinas GeraisEnsino técnicoAspectos sociológicosMinas GeraisEscolas tecnicasEstudantesMinas GeraisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.Esta dissertação teve como objetivo refletir sobre a mudança no perfil socioeconômico do aluno que acessa o IFNMG Campus Januária nos últimos anos. No contexto da globalização e a partir de alterações legais no sentido do reconhecimento e valorização do ensino técnico no Brasil, novas escolas foram criadas e o governo federal, a partir da era Lula, realizou diferentes investimentos no setor. Isso fez com que a educação profissional ganhasse novas projeções. Foi possível constatar que, ao mesmo tempo em que os cursos técnicos passam por um processo de reconhecimento legal no Brasil, o contexto do mercado de trabalho onde a formação técnica é exigida, igualmente se modifica. A passagem do fordismo para o pós-fordismo demanda a substituição de habilidades manuais e únicas pela capacidade do trabalhador administrar normas gerenciais na era das competências. A fala dos professores e ex-alunos traz o relato de uma mudança no perfil do aluno do IFNMG Campus Januária, quando se compara com o perfil de um público de classe desfavorecida que foi no passado atendido pela instituição, refletindo antes uma alteração geral no perfil de uma região que experimenta melhorias nos índices de desenvolvimento, resultado, em parte, da inserção do próprio IFNMG na região.<br>Abstract : The object of this dissertation was to bring attention to the apparent shift in the socioeconomic profile of students that have attended the IFNMG (Federal Institute Northern Minas Gerais) Campus Januária in the past and in the present. Since the presidency of Lula, in the context of globalization and through legal alterations dealing with the recognition and valorization of technical education in Brazil, the federal government has created new schools and carried out many other investments throughout the sector. This gave educational professionals new conditions and opportunities. We found that at the same time that technical courses passed through a process of legal recognition in Brazil, the marketplace work context where the revision of professional preparation and competence follows also changed. The passage from Fordism to post-Fordism demands the substitution of unique manual abilities and competences with the in-depth capacity of professionals to administer management standards in this new era of professional competence. Professors and ex-students alike relate a distinctive change in the profile of students attending IFNMG Campus Januária today, as compared to the profile of the student public arising from the economically underprivileged student population of the past. This change primarily reflects the outline of overall prosperity in this area, which is undergoing outright progress in indices of development. This development is, in part, a result of the integration of the IFNMG in the region.Mazon, Marcia da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Izabel Alves Macedo2016-04-19T04:05:53Z2016-04-19T04:05:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337941https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160654porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:05:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:05:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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