Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Elaine Cristina Lopes Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169425
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
id UFSC_2508e4f069452dd558e1a6b8d54aa64a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169425
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de casoSociologiaSociologia politicaEducação de jovens e adultosAspectos sociológicosMinas GeraisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.Esta dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias escolares dos alunos do curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - do Instituto Federal do Norte de Minas GeraI - IFNMG Campus Januária, de modo a problematizar as razões da saída da escola e o retorno a ela na idade adulta, bem como averiguar qual o espaço ocupado pelo programa e o significado que essa formação representa na vida dos alunos pesquisados. O referente estudo é de caráter qualitativo e foi precedido da análise de documentos, de observações de campo e relatos conseguidos através de entrevistas, correlacionados aos aportes teóricos da área. Ao descrever a trajetória escolar desses alunos, foi possível identificar as suas expectativas iniciais, as diversas estratégias mobilizadas para a garantia de retorno e permanência na escola, os efeitos, o alcance e os demais desdobramentos resultantes do seu ingresso no curso. As trajetórias são apresentadas com base nos enfoques de Pierre Bourdieu e seus colaboradores, que as consideram intrinsecamente ligadas ao capital cultural herdado na família e à posição social. Constatou-se que os alunos acessam o curso visando concluir o ensino médio e o avaliam como oportunidade estratégica de crescimento pessoal e profissional. Além da propensão familiar e dos condicionantes sociais, as narrativas incitaram reflexões em torno da experiência profissional x inserção social e trabalho x diploma. Questões de gênero, indicadores de subversão e as novas relações sociais construídas a partir do ingresso no curso surgiram como intervenientes na construção do percurso escolar dos alunos pesquisados e constituem alguns dos achados desta pesquisa. Os percalços e as trajetórias escolares fragmentadas não os fizeram esmorecer, seguem esperançosos de que os novos conhecimentos teórico-técnicos adquiridos no curso serão traduzidos na aquisição de novos capitais , vislumbrando a possibilidade de mobilidade e ascensão social, que constituem os objetivos e as principais aspirações daqueles discentes.<br>Abstract : This research aims to analyze students' educational trajectories in the Technical Course in Commerce Integrated to High School/ PROEJANational Program of Vocational Education Integrated to Youth and Adult Education in the Federal Institute of North Minas Gerais- IFNMG Campus Januária in order to discuss the reasons why they leave school and their return to it in adulthood, as well as find out what space has been occupied by the program and the meaning that such training represents for surveyed students' lives. This research presents a qualitative approach and it was provided by using research instruments like documental analyze, field observation and reports obtained through interviews which were based on theoretical contributions related to the area. In describing these students' school trajectory, it was possible to identify their initial expectations, various strategies deployed to the guaranteed return to school and their stay in it, effects, scope and the other consequences which were resulted from their enrollment on this course. The trajectories are presented based on the Pierre Bourdieu's approaches and his collaborators' essays, which are considered intrinsically linked to cultural capital inherited in the family and social position. It was found that students consider this course as an opportunity for conclude high school and as a strategic way for personal and professional growth. In addition to the familiar propensity and social conditions, the narratives instigated reflections about the professional experience x social inclusion and work x certificate. Gender issues, subversion actors in the construction of the surveyed student's school career. These aspects also constitute some of the findings of this research. In spite of mishaps and school trajectories fragmented, these students didn't give up. They follow hopeful that the new theoretical and technical knowledge acquired in the course will be translated in the acquisition of "new capital". They aim at the possibility of mobility and social mobility, which are the objectives and main aspirations of those students.Bergamo, AlexandreUniversidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Elaine Cristina Lopes Costa2016-10-19T12:53:14Z2016-10-19T12:53:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339104https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169425porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:53:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169425Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:53:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
title Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
spellingShingle Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
Magalhães, Elaine Cristina Lopes Costa
Sociologia
Sociologia politica
Educação de jovens e adultos
Aspectos sociológicos
Minas Gerais
title_short Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
title_full Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
title_fullStr Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
title_full_unstemmed Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
title_sort Trajetória escolar: memórias, razões e intervenientes : o curso PROEJA no IFNMG - Campus Januária : um estudo de caso
author Magalhães, Elaine Cristina Lopes Costa
author_facet Magalhães, Elaine Cristina Lopes Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergamo, Alexandre
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Elaine Cristina Lopes Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Sociologia politica
Educação de jovens e adultos
Aspectos sociológicos
Minas Gerais
topic Sociologia
Sociologia politica
Educação de jovens e adultos
Aspectos sociológicos
Minas Gerais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:53:14Z
2016-10-19T12:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339104
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169425
identifier_str_mv 339104
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651966000136192