Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
id |
UFSC_22cc74dce62a4b5880c712b4335af263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91256 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalarEducaçãoEducação científica e tecnológicaCriancas -Assistencia hospitalarAprendizagemCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este estudo identificou, junto aos jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, se existem, quais são os aprendizados adquiridos no hospital e suas origens. A pesquisa realizada é qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Foram identificados os seguintes aprendizados: doenças, exames, tratamento de saúde, cuidados com a saúde, noção de infecção, noção de contágio/contaminação, procedimentos clínicos, termos técnicos, hábitos e comportamentos. Foi verificado que as origens destes aprendizados remetiam-se à equipe de saúde, à vivência do jovem, a sua curiosidade, aos outros pacientes, aos parentes e aos materiais reprográficos presentes no hospital. A partir dos resultados obtidos foram realizadas duas análises. Uma baseou-se nos estudos de Charlot a respeito do conceito de aprender e suas relações com o saber (epistêmica, identitária e social). A outra versou sobre os níveis de alfabetização científica em ciências/biologia desenvolvidos pelo grupo Biological Sciences Curriculum Study (níveis nominal, funcional, estrutural e multidimensional). A presente investigação foi desenvolvida com o intuito de contribuir para um ensino de ciências na classe hospitalar.Florianópolis, SCMohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Débora dos2012-10-23T20:37:53Z2012-10-23T20:37:53Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf260426http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T05:08:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T05:08:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
title |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
spellingShingle |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar Santos, Débora dos Educação Educação científica e tecnológica Criancas - Assistencia hospitalar Aprendizagem Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
title_short |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
title_full |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
title_fullStr |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
title_full_unstemmed |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
title_sort |
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar |
author |
Santos, Débora dos |
author_facet |
Santos, Débora dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mohr, Adriana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Débora dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Criancas - Assistencia hospitalar Aprendizagem Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Criancas - Assistencia hospitalar Aprendizagem Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T20:37:53Z 2012-10-23T20:37:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
260426 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256 |
identifier_str_mv |
260426 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651922710724608 |