Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86756 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação e Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
id |
UFSC_5ac49a4e99b941bb9123d8a5e0dd18cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86756 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaAbegg, IlseAlves Filho, Jose de Pinho2012-10-21T10:19:33Z2012-10-21T10:19:33Z20042004205844http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86756Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação e Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Assumindo que a escolaridade em ciência naturais, nas séries iniciais do ensino fundamental, não pode mais se dar dissociada do componente tecnológico, descrevemos e analisamos um trabalho de investigação-ação escolar realizado colaborativamente com as professoras responsáveis e os alunos de duas quartas séries, em duas escolas públicas da cidade de Florianópolis/SC. As atividades foram elaboradas com o intuito de organizar e integrar os componentes científico e tecnológico nas aulas de ciências naturais, neste nível escolar. Organizamos as aulas em três momentos pedagógicos com o objetivo de dialogar e problematizar as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), de acordo com as políticas públicas educacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais) e resultados de pesquisa em ensino de ciências do tipo CTS. Com isto, estabelecemos os componentes necessários para uma Educação Científica e Tecnológica para este nível escolar e através desta, buscamos gerar e concluir mudanças nas aulas, nos conteúdos e nas relações escolares. Almejamos a melhoria na qualidade de vida, explicitando o papel atribuído aos conhecimentos científicos e tecnológicos. Como resultado, verificamos um aumento na cognoscência, em termos da problematização de situações-problema e da tomada de decisões contextualizada dos sujeitos envolvidos. Como conclusão desta etapa do trabalho,, acreditamos ter contribuído para a compreensão da necessidade de integrar nas ciências naturais às suas tecnologias, pautadas por temáticas atuais necessárias ao desenvolvimento da cidadania.1 v.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de primeiro grauCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoMetodos de ensinoEnsino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL205844.pdfapplication/pdf399487https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/1/205844.pdf292bfda2b2eaf31549d64e28fd4edfc4MD51TEXT205844.pdf.txt205844.pdf.txtExtracted Texttext/plain249535https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/2/205844.pdf.txta449e17d8401f4042ab2c3c444ec0d62MD52THUMBNAIL205844.pdf.jpg205844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/3/205844.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/867562013-05-04 06:13:59.106oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:13:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental Abegg, Ilse Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Metodos de ensino |
title_short |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Abegg, Ilse |
author_facet |
Abegg, Ilse |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abegg, Ilse |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves Filho, Jose de Pinho |
contributor_str_mv |
Alves Filho, Jose de Pinho |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Metodos de ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Metodos de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação e Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-21T10:19:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-21T10:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86756 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
205844 |
identifier_str_mv |
205844 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/1/205844.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/2/205844.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86756/3/205844.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
292bfda2b2eaf31549d64e28fd4edfc4 a449e17d8401f4042ab2c3c444ec0d62 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805356318556160 |