Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_22cc74dce62a4b5880c712b4335af263
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalarEducaçãoEducação científica e tecnológicaCriancas -Assistencia hospitalarAprendizagemCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este estudo identificou, junto aos jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, se existem, quais são os aprendizados adquiridos no hospital e suas origens. A pesquisa realizada é qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Foram identificados os seguintes aprendizados: doenças, exames, tratamento de saúde, cuidados com a saúde, noção de infecção, noção de contágio/contaminação, procedimentos clínicos, termos técnicos, hábitos e comportamentos. Foi verificado que as origens destes aprendizados remetiam-se à equipe de saúde, à vivência do jovem, a sua curiosidade, aos outros pacientes, aos parentes e aos materiais reprográficos presentes no hospital. A partir dos resultados obtidos foram realizadas duas análises. Uma baseou-se nos estudos de Charlot a respeito do conceito de aprender e suas relações com o saber (epistêmica, identitária e social). A outra versou sobre os níveis de alfabetização científica em ciências/biologia desenvolvidos pelo grupo Biological Sciences Curriculum Study (níveis nominal, funcional, estrutural e multidimensional). A presente investigação foi desenvolvida com o intuito de contribuir para um ensino de ciências na classe hospitalar.Florianópolis, SCMohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Débora dos2012-10-23T20:37:53Z2012-10-23T20:37:53Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf260426http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T05:08:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T05:08:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
title Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
spellingShingle Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
Santos, Débora dos
Educação
Educação científica e tecnológica
Criancas -
Assistencia hospitalar
Aprendizagem
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
title_short Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
title_full Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
title_fullStr Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
title_full_unstemmed Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
title_sort Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar
author Santos, Débora dos
author_facet Santos, Débora dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mohr, Adriana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Débora dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Criancas -
Assistencia hospitalar
Aprendizagem
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Criancas -
Assistencia hospitalar
Aprendizagem
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T20:37:53Z
2012-10-23T20:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 260426
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256
identifier_str_mv 260426
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922710724608