EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: Um estudo de uma Instituição Pública Federal do Norte do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Denise
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Rosália Maria Passos da, Arenas, Marlene Valério dos Santos, Souza, Wander Pereira de, Figueiredo, Meire Darc Dantas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181096
Resumo: Os estudos sobre a permanência de alunos nos cursos de graduação têm demonstrado elevado índice de desistência desde o primeiro ano, isso devido a inércia das instituições de ensino superior em criar mecanismos para minimizar essa situação. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento da desistência de alunos no curso de Graduação em Administração de uma Instituição de Federal de Ensino Superior (IFES). Para atingir aos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa descritiva, tendo como procedimento o estudo de caso e uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevista e relatórios do Sistema Integrado de Gestão Universitária (SINGU). Os resultados apontaram que o maior índice de desistência ocorre no último ano do curso e se relaciona ao fato de o aluno não apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso-Monografia. Diante do resultado apresentado pode-se sugerir que o Departamento de Administração, ao qual o curso está vinculado, deve rever seu projeto pedagógico, em especial as práxis educacionais, a formação continuada de seus docentes e a gestão da desistência buscando alternativas para fixação desses alunos no percurso e conclusão do curso.
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