Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_233b33bce29f2f77ac44dad9ad7be18b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197427 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análiseConsumopedagogias culturaisinfânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca elaborar uma reflexão sobre a publicidade e o consumo infantil. Utilizou-se a televisão e a Internet como campos de pesquisa e focalizando o olhar para a publicidade do iogurte Dino Profissões, da marca Danone, que foram exibidas na televisão entre outubro e dezembro de 2015 e em vídeos de crianças disponíveis em canais no site Youtube, nos quais as crianças mostram suas coleções do produto referido. O estudo baseou-se na etnografia de tela para a construção dos materiais a serem analisados. A publicidade e os vídeos das crianças foram tratados como pedagogias culturais, pois elas sempre ensinam algo e contribuem para constituição de modos de vida. Trabalhar com a publicidade de um produto alimentício possibilitou ‘fugir’ das Barbies e bonecos de ação, já analisados em muitos trabalhos, entre eles alguns utilizados nesta pesquisa. Refere-se - ao consumo para além do produto, afinal hoje se consome muito mais que apenas o produto em si. O consumo está relacionado a conceitos e às questões de identidade. Para compor o trabalho, enfatizou-se a compreensão de criança e de infância contemporânea, que diferentemente de outros momentos da história, nasceram num ambiente cultural e tecnológico da imagem e da virtualidade, fazendo com que sejam capazes de utilizar computadores, tablets e outros dispositivos digitais com grande agilidade e intimidade. Por fim, o trabalho analisou a dimensão pedagógica da publicidade e dos vídeos infantis, apontando os principais ‘ensinamentos’ dos mesmos, dentre os quais está à formação do sujeito hiperconsumidor infantil.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaBeumer, Karin Cristina Prim2019-07-11T13:42:44Z2019-07-11T13:42:44Z2016-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-11T13:42:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197427Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T13:42:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
title |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
spellingShingle |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise Beumer, Karin Cristina Prim Consumo pedagogias culturais infância |
title_short |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
title_full |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
title_fullStr |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
title_full_unstemmed |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
title_sort |
Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise |
author |
Beumer, Karin Cristina Prim |
author_facet |
Beumer, Karin Cristina Prim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Angélica Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beumer, Karin Cristina Prim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo pedagogias culturais infância |
topic |
Consumo pedagogias culturais infância |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-05 2019-07-11T13:42:44Z 2019-07-11T13:42:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651936192266240 |