Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beumer, Karin Cristina Prim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_233b33bce29f2f77ac44dad9ad7be18b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197427
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análiseConsumopedagogias culturaisinfânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca elaborar uma reflexão sobre a publicidade e o consumo infantil. Utilizou-se a televisão e a Internet como campos de pesquisa e focalizando o olhar para a publicidade do iogurte Dino Profissões, da marca Danone, que foram exibidas na televisão entre outubro e dezembro de 2015 e em vídeos de crianças disponíveis em canais no site Youtube, nos quais as crianças mostram suas coleções do produto referido. O estudo baseou-se na etnografia de tela para a construção dos materiais a serem analisados. A publicidade e os vídeos das crianças foram tratados como pedagogias culturais, pois elas sempre ensinam algo e contribuem para constituição de modos de vida. Trabalhar com a publicidade de um produto alimentício possibilitou ‘fugir’ das Barbies e bonecos de ação, já analisados em muitos trabalhos, entre eles alguns utilizados nesta pesquisa. Refere-se - ao consumo para além do produto, afinal hoje se consome muito mais que apenas o produto em si. O consumo está relacionado a conceitos e às questões de identidade. Para compor o trabalho, enfatizou-se a compreensão de criança e de infância contemporânea, que diferentemente de outros momentos da história, nasceram num ambiente cultural e tecnológico da imagem e da virtualidade, fazendo com que sejam capazes de utilizar computadores, tablets e outros dispositivos digitais com grande agilidade e intimidade. Por fim, o trabalho analisou a dimensão pedagógica da publicidade e dos vídeos infantis, apontando os principais ‘ensinamentos’ dos mesmos, dentre os quais está à formação do sujeito hiperconsumidor infantil.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaBeumer, Karin Cristina Prim2019-07-11T13:42:44Z2019-07-11T13:42:44Z2016-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-11T13:42:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197427Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T13:42:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
title Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
spellingShingle Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
Beumer, Karin Cristina Prim
Consumo
pedagogias culturais
infância
title_short Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
title_full Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
title_fullStr Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
title_full_unstemmed Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
title_sort Dino profissões em publicidade e vídeos infantis: pedagogias culturais em análise
author Beumer, Karin Cristina Prim
author_facet Beumer, Karin Cristina Prim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Angélica Silvana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Beumer, Karin Cristina Prim
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
pedagogias culturais
infância
topic Consumo
pedagogias culturais
infância
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
2019-07-11T13:42:44Z
2019-07-11T13:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651936192266240