Leitura e interpretação de textos e enunciados de problemas matemáticos: proposta didática
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201074 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância. |
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Leitura e interpretação de textos e enunciados de problemas matemáticos: proposta didáticaLíngua natural. Matemática. Compreensão leitora. Complexidade gramatical.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância.O objetivo deste trabalho é inicialmente reafirmar que a complexidade gramatical do enunciado matemático pode influenciar o desempenho do aluno. Visto que na escola o aluno depara-se com um mundo de conceitos e que estes envolvem leitura e compreensão, tanto da língua natural como da cultura matemática, um dos pontos críticos é a resolução de problemas. O objeto de estudo é a relação entre a língua e a matemática, mais especificamente a complexidade gramatical e os termos específicos da matemática, presentes nos enunciados matemáticos. Apontando a influência que a complexidade gramatical e a falta de conhecimento dos vocábulos dos enunciados matemáticos podem exercer sobre o desempenho do aluno de Ensino Fundamental e Médio, exploramos a interface linguagem- matemática, com foco em tarefas de resolução de problemas da Prova Brasil. Portanto, o objeto de estudo deste trabalho envolve a capacidade leitora e interpretativa de enunciados matemáticos da Prova Brasil, bem como de questões de livros didáticos. Para tanto, inicialmente apresentamos alguns estudos realizados com vistas a investigar em que medida a complexidade gramatical dos enunciados pode afetar o desenvolvimento dos alunos em tarefas de situações-problema de divisão, como no estudo de Barcellos et al. (2019) e de Silva (2016), relacionados às questões da Prova Brasil. Em seguida, exibimos algumas propostas de análise para questões retiradas da Prova Brasil, bem como para questões de livros didáticos ou elaboradas pelo professor. Sugerimos três oficinas didáticas e propomos também algumas simplificações em termos de complexidade gramatical. Por fim, concluímos com a importância de os alunos estarem capacitados a interpretar a complexidade gramatical dos enunciados matemáticos para o seu processo de ensino–aprendizagem em sala de aula.The aim of this investigation is initially to reaffirm that the grammatical complexity of mathematical statements can influence student performance. Since at school the student is faced with a lot of concepts which involve reading and understanding both natural language and mathematical culture, one of the critical points is solving mathematical problems. Thus, the object of this study is the relationship between language and mathematics, more specifically the grammatical complexity and the specific terms of mathematics, present in mathematical problems statements. Pointing out the influence that the grammatical complexity and lack of knowledge of the words of mathematical utterances can have on the performance of elementary and high school students, we explored the natural languagemathematical interface, focusing on problem of Prova Brasil. Therefore, the object of study also involves the reading and interpretative capacity of Prova Brasil mathematical statements, as well as textbook questions. To do so, we initially present some studies aimed at investigating to what extent the grammatical complexity of utterances can affect students' development in tasks of division problem situations, as in Barcellos et al. (2019) and Silva (2016), related to the questions of Prova Brasil. Following there are some analysis proposals for questions taken from Prova Brasil, as well as questions from textbooks or prepared by teachers. We suggest three didactic activities and also propose some simplifications in terms of grammatical complexity. Finally, we conclude pointing out the importance of students being able to interpret the grammatical complexity of mathematical statements for their teaching-learning process in the classroom.Florianópolis, SCOliveira, Roberta Pires deBeviláqua, Kayron CamposUniversidade Federal de Santa CatarinaRieke, Marilda Melo Teixeira2019-10-10T12:07:02Z2019-10-10T12:07:02Z2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201074porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-10T12:07:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201074Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-10-10T12:07:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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