Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliano Soares dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100509
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
id UFSC_23760aa4553399bf0d157388cbf5b6f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100509
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Juliano Soares dosFialho, Francisco Antonio PereiraCunha, Cristiano José Castro de Almeida2013-06-25T19:51:33Z2013-06-25T19:51:33Z20122012314160http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100509Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012A criança que nasce com deficiência auditiva severa em geral não obtém domínio de uma língua em casa, não tem pré-educação apropriada, não tem acesso à educação formal e, quando consegue, chega à escola sem os fundamentos para a correta comunicação e expressão, o que resulta em barreiras para a aquisição do conhecimento. O objetivo desta tese é desenvolver um modelo de suporte à educação, baseado em ambientes interativos lúdicos, que facilite o aprendizado da Libras como primeira língua para crianças surdas. Para atender esse objetivo foi adotada a pirâmide dos procedimentos metodológicos proposta por Schreiber et al. A particularidade deste trabalho foi utilizar o processo de desenvolvimento de um software, o protótipo experimental, como ferramenta para se obter a solução ao problema da pesquisa. As seis fases de concepção do protótipo são detalhadas: embasamento científico (fundamentação teórica), modelagem pedagógica, análise de requisitos, arquitetura de software, modelagem do sistema e identidade visual. Além delas, a aplicação junto ao público-alvo é descrita e analisada. O protótipo foi testado com uma classe especial formada exclusivamente por crianças surdas, com duas classes regulares do primeiro ano, e com uma classe de pré-escola. O modelo proposto resultante descreve um sistema computacional baseado em jogos digitais, fazendo uso de ações exploratórias, instrução de vocabulário e histórias animadas, contando tanto com recursos instrucionistas quanto exploratórios. O modelo relaciona computador pessoal, TV digital interativa e telefones celulares inteligentes de forma a contemplar o cenário definido.<br>Abstract : A child born with severe hearing deficiency, normally, does not dominate a language at home, has no proper pre-education, no access to formal education and, when succeeds, arrives at schools without foundations for proper communication and expression, resulting in barriers to knowledge acquisition. The goal of this thesis is to develop a model for education support, based on ludic interactive environments, to ease the learning of "Libras" as the first language to deaf children. To meet this goal the pyramid of methodological procedures proposed by Schreiber et al. was adopted. The particularity of this work was to use a software development process, the experimental prototype, as a tool to find the solution for the research problem. The six design stages of the prototype are detailed: scientific foundations (theoretical basis); pedagogical modeling; requirements analysis; software architecture; system modeling and visual identity. Besides them, the application on the target audience is described and analyzed. The prototype was tested in a special class made exclusively of deaf children, with two regular classes of first year and one pre-school class. The resulting proposed model describes a computational system based on digital games, making use of exploratory actions, vocabulary instruction and animated stories, with both instructive and exploratory resources. The model relates the personal computer, digital interactive TV and smartphones in order to contemplate the defined scenario.230 p.| il., tabs.porGestão do conhecimentoTecnologia educacionalJogos educativosAquisição de linguagemLíngua brasileira de sinaisAprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL314160.pdfapplication/pdf12892116https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100509/1/314160.pdf9a8b51aaaa19282bbe1d030d03fc5554MD51123456789/1005092013-06-25 16:51:33.262oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100509Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T19:51:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
title Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
spellingShingle Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
Santos, Juliano Soares dos
Gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Língua brasileira de sinais
title_short Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
title_full Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
title_fullStr Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
title_full_unstemmed Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
title_sort Aprendizagem lúdica como suporte à educação de crianças surdas por meio de ambientes interativos
author Santos, Juliano Soares dos
author_facet Santos, Juliano Soares dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliano Soares dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Língua brasileira de sinais
topic Gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Língua brasileira de sinais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T19:51:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-25T19:51:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100509
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 314160
identifier_str_mv 314160
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 230 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100509/1/314160.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a8b51aaaa19282bbe1d030d03fc5554
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804919897030656