As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiz Célio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017.
id UFSC_241df03720420358f91076e0b698b39f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178995
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamentalLingüísticaLinguagemProfessoresFormaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017.Neste trabalho, investigamos as narrativas em um processo de (auto)formação docente, abordando discursos que permeiam a prática dos professores, com ênfase na possibilidade de (re)significação de saberes e experiências no decurso da vida pessoal e profissional. O estudo foi ancorado em ideias do Círculo de Bakhtin em relação à linguagem, e subsidiado por autores como Geraldi, Faraco, Larrosa, Tardif, Prado, Nóvoa, dentre outros, no que diz respeito à linguagem e educação, saberes docentes, narrativas e formação de professores. Em relação à metodologia de pesquisa, foram utilizadas principalmente as narrativas como método de investigação, sendo que os dados foram gerados tanto pelas narrativas dos professores, como por questionário, anotações do pesquisador em diário de campo e registros das interações gravados nos encontros com 15 professores de uma escola da rede municipal de São José/SC. A adesão do grupo à proposta de formação favoreceu reflexões sobre a importância de instrumentos que potencializem o diálogo e a escuta ativos, contribuindo para a construção de um espaço coletivo de socialização e de reflexões sobre o vivido, capaz de cooperar na (re)significação do saber docente, nacompreensão da escola, da sociedade e do trabalho e dos(as) professores(as). No decorrer da pesquisa, a partir das falas e escritos dos participantes e de leituras diversas, obtivemos lições sobre a relevância de se pensar a educação à luz da linguagem e de se considerar o papel da experiência, do outro, do diálogo e da história na constituição do sujeito. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para promover a percepção das potencialidades das narrativas na valoração das experiências de vida dos professores; instigar o registro, a divulgação e a construção de saberes docentes; divulgar e validar processos de (auto)formação continuada motivados pelas narrativas; e provocar o interesse por outras pesquisas relacionadas ao tema.<br>Abstract : On this paper, we investigate the narratives of the teacher?s formation process, approaching discourses that involve this practice, emphasizing the significance of knowledges and experiences on course of personal and professional life. The research was supported by Bakhtin Circle?s Ideas about language, and inspired by authors like Geraldi, Faraco, Larrosa, Tardif, Prado, Nóvoa and others, on themes like language and education, teacher?s knowledge, narratives and teachers? formation. Regarding research?s methodology, were used mainly the narratives as investigation?s method, the data was generated both by teacher?s narratives, quiz, researcher?s annotations and records of meetings with 15 teachers of a São José?s municipal school. The group?s acceptation of formation?s purpose favored the reflections about importance of tools that potentiate an active both dialogue and hearing, contributing to a construction of a collective socialization space and to think about what was experienced, capable to cooperate to give new senses to the teacher?s knowledge, in comprehension of school, society, work and teachers. In the course of research, starting from participants? annotations and speeches and from diverse readings, we had lessons about the relevance of to think education illuminated by language and to consider the role of experience, the other, dialogue and history in the subject?s construction. We believe that this paper can contribute to promote the perception about the power of narratives in the valuation of teachers? life experiences; foment the record, propagation and construction of teachers? knowledges; to spread and validate continuous formation?s processes motivated by narratives; and to arouse interest for others researches related to the theme.Rodrigues, Nara CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Luiz Célio de2017-09-05T04:13:43Z2017-09-05T04:13:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf347949https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:13:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:13:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
title As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
spellingShingle As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
Souza, Luiz Célio de
Lingüística
Linguagem
Professores
Formação
title_short As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
title_full As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
title_fullStr As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
title_sort As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
author Souza, Luiz Célio de
author_facet Souza, Luiz Célio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Nara Caetano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiz Célio de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Linguagem
Professores
Formação
topic Lingüística
Linguagem
Professores
Formação
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05T04:13:43Z
2017-09-05T04:13:43Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 347949
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995
identifier_str_mv 347949
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652189230432256