As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_241df03720420358f91076e0b698b39f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178995 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamentalLingüísticaLinguagemProfessoresFormaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017.Neste trabalho, investigamos as narrativas em um processo de (auto)formação docente, abordando discursos que permeiam a prática dos professores, com ênfase na possibilidade de (re)significação de saberes e experiências no decurso da vida pessoal e profissional. O estudo foi ancorado em ideias do Círculo de Bakhtin em relação à linguagem, e subsidiado por autores como Geraldi, Faraco, Larrosa, Tardif, Prado, Nóvoa, dentre outros, no que diz respeito à linguagem e educação, saberes docentes, narrativas e formação de professores. Em relação à metodologia de pesquisa, foram utilizadas principalmente as narrativas como método de investigação, sendo que os dados foram gerados tanto pelas narrativas dos professores, como por questionário, anotações do pesquisador em diário de campo e registros das interações gravados nos encontros com 15 professores de uma escola da rede municipal de São José/SC. A adesão do grupo à proposta de formação favoreceu reflexões sobre a importância de instrumentos que potencializem o diálogo e a escuta ativos, contribuindo para a construção de um espaço coletivo de socialização e de reflexões sobre o vivido, capaz de cooperar na (re)significação do saber docente, nacompreensão da escola, da sociedade e do trabalho e dos(as) professores(as). No decorrer da pesquisa, a partir das falas e escritos dos participantes e de leituras diversas, obtivemos lições sobre a relevância de se pensar a educação à luz da linguagem e de se considerar o papel da experiência, do outro, do diálogo e da história na constituição do sujeito. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para promover a percepção das potencialidades das narrativas na valoração das experiências de vida dos professores; instigar o registro, a divulgação e a construção de saberes docentes; divulgar e validar processos de (auto)formação continuada motivados pelas narrativas; e provocar o interesse por outras pesquisas relacionadas ao tema.<br>Abstract : On this paper, we investigate the narratives of the teacher?s formation process, approaching discourses that involve this practice, emphasizing the significance of knowledges and experiences on course of personal and professional life. The research was supported by Bakhtin Circle?s Ideas about language, and inspired by authors like Geraldi, Faraco, Larrosa, Tardif, Prado, Nóvoa and others, on themes like language and education, teacher?s knowledge, narratives and teachers? formation. Regarding research?s methodology, were used mainly the narratives as investigation?s method, the data was generated both by teacher?s narratives, quiz, researcher?s annotations and records of meetings with 15 teachers of a São José?s municipal school. The group?s acceptation of formation?s purpose favored the reflections about importance of tools that potentiate an active both dialogue and hearing, contributing to a construction of a collective socialization space and to think about what was experienced, capable to cooperate to give new senses to the teacher?s knowledge, in comprehension of school, society, work and teachers. In the course of research, starting from participants? annotations and speeches and from diverse readings, we had lessons about the relevance of to think education illuminated by language and to consider the role of experience, the other, dialogue and history in the subject?s construction. We believe that this paper can contribute to promote the perception about the power of narratives in the valuation of teachers? life experiences; foment the record, propagation and construction of teachers? knowledges; to spread and validate continuous formation?s processes motivated by narratives; and to arouse interest for others researches related to the theme.Rodrigues, Nara CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Luiz Célio de2017-09-05T04:13:43Z2017-09-05T04:13:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf347949https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:13:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:13:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
title |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental Souza, Luiz Célio de Lingüística Linguagem Professores Formação |
title_short |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
title_full |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
title_sort |
As narrativas na (re)significação do saber docente em um processo de (auto)formação de professores do ensino fundamental |
author |
Souza, Luiz Célio de |
author_facet |
Souza, Luiz Célio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Nara Caetano Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luiz Célio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Linguagem Professores Formação |
topic |
Lingüística Linguagem Professores Formação |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-05T04:13:43Z 2017-09-05T04:13:43Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
347949 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995 |
identifier_str_mv |
347949 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652189230432256 |