Trama e urdume de possibilidades de letramento literário na formação de professores do ensino fundamental II
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185549 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
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Trama e urdume de possibilidades de letramento literário na formação de professores do ensino fundamental IIEducaçãoLetramentoProfessoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Esta tese teve como objetivo compreender como um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) trabalhado com professores do Ensino Fundamental II pode contribuir com a promoção do letramento literário nas salas de aula de língua materna de escolas da rede pública. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, por meio da qual pesquisadora e professores envolvidos buscaram analisar problemas práticos de leitura literária desenvolvidos no âmbito escolar. Para tanto, o PIP contemplou um Curso de Formação Continuada (CFC) sobre letramento literário, com 50 horas, ofertado no primeiro semestre de 2015, aos docentes, sujeitos desta pesquisa, que trabalham com o componente curricular de Língua Portuguesa em escolas públicas do município de Joinville, Santa Catarina. A teoria que deu suporte ao estudo sobre letramento literário fundamentou-se principalmente em Rildo Cosson (2012), por meio da sequência básica e da sequência expandida, ambas propostas de sistematização do trabalho de leitura literária e de mediação da prática docente. Tal estudo foi ampliado por meio de Graça Paulino (2004) e Magda Soares (2002, 2003). As reflexões sobre a importância e a força da leitura literária apoiaram-se em Antonio Candido (1972, 1995), Umberto Eco (2002) e Tzvetan Todorov (2009). As reflexões sobre saberes da docência fundamentaram-se em Paulo Freire (1997). Findo o curso, como segunda parte do PIP, no segundo semestre de 2015, procedeu-se a observação da implementação de um projeto de letramento literário, desenvolvido no CFC, por uma das professoras envolvidas no processo. Dessa forma, com a finalidade de investigar a validade e a contribuição do PIP para o desenvolvimento do letramento literário no espaço escolar em que se trabalha com Língua Portuguesa, a pesquisa traz o relato das observações das aulas, o percurso de aplicação da proposta e os resultados alcançados com a aplicação da sequência básica com uma turma de 8º ano de uma escola pública em que a professora trabalha.Abstract : This thesis aimed at understanding how a Project of Pedagogical Intervention (PPI) developed with teachers of Secundary School II can contributes to the promotion of literary literacy in the Portuguese language classrooms of public schools. The methodology used was Action Research, through which the researcher and teachers involved sought to analyze practical problems of literary reading developed in the school context. Therefore, the PPI included a Continuing Education Course (CEC) on literary literacy, with 50 hours, offered in the first semester of 2015, to the teachers, subjects of this research, who work with Portuguese Language in public schools in the city of Joinville, Santa Catarina. The theory that supported the study of literary literacy was based mainly on Rildo Cosson (2012), through the basic sequence and the expanded sequence, both proposals to systematize the work of literary reading and the mediation of teaching practice. This study was expanded through Graça Paulino (2004) and Magda Soares (2002, 2003). The reflections on the importance and strength of literary reading were supported by Antonio Candido (1972, 1995), Umberto Eco (2002) and Tzvetan Todorov (2009). The reflections on teaching knowledge were based on Paulo Freire (1997). At the end of the course, as another part of the PPI in the second semester of 2015, we observed the implementation of a literary literacy project, developed in the CEC, by one of the teachers involved in the process. Thus, in order to investigate the validity and the contribution of the PPI to the development of literary literacy in the school environment where Portuguese Language is worked with, the research reports the observations of the classes, the process of applying the proposal and the results achieved with the application of the basic sequence with an 8th grade class from a public school where the teacher works.Debus, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Vera Lúcia Oliveira de2018-04-13T19:34:18Z2018-04-13T19:34:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis231 p.| il.application/pdf350947https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185549porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:34:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185549Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:34:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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