Equilíbrio entre fidelidade e play: modelo para a elaboração de jogos sérios na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stofella, Arthur
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229360
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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spelling Equilíbrio entre fidelidade e play: modelo para a elaboração de jogos sérios na área da saúdeGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoJogos eletrônicosJogos educativosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.O crescimento da indústria de jogos digitais permitiu que o alcance dos jogos tenha se expandido para além do entretenimento. É nesse espectro maior que se encontram os jogos sérios, compreendidos como aqueles que possuem um propósito além da diversão, com finalidades de ensino, aprendizagem, capacitação ou mudança de atitude do usuário. O uso de jogos para capacitação tem se tornado uma plataforma com crescente popularidade dentro da área da saúde, auxiliando no aprimoramento de conhecimentos e habilidades em um ambiente seguro para os estudantes e profissionais, visando a segurança e a saúde do paciente. O conteúdo dos jogos sérios para a área da saúde deve estar de acordo com a sua contraparte do mundo real, de modo que a resolução dos problemas no ambiente virtual reflita o processo que é realizado no mundo físico. Entretanto, esse conteúdo ?sério?, de aprendizado, deve estar em equilíbrio com a parte ?não-séria?, de entretenimento, de maneira que ambas favoreçam o propósito do jogo. Assim, essa dissertação propõe um modelo conceitual para projetar o equilíbrio entre o grau de fidelidade e os fatores de jogos relacionados à diversão, engajamento e motivação no design de um jogo com propósito de capacitação de estudantes da área da saúde. Aplicou-se parte da abordagem de Design Science Research (DSR) como método de pesquisa organizada em 5 etapas: Conscientização, Sugestão, Desenvolvimento, Avaliação e Conclusão. Para a realização da primeira etapa foi efetuada uma revisão narrativa de literatura e posterior análise das características de jogo responsáveis por incentivar a motivação, engajamento e diversão do jogador, dividindo-os em três grupos: Mundo do jogo, Mundo da interação e Mundo do jogador. Em seguida buscou-se compreender e discutir o elemento de Fidelidade dentro dos jogos sérios, de modo a determinar suas relações com os outros elementos do modelo e sua representação. Ainda na etapa de Conscientização, foi realizada outra revisão narrativa de literatura para encontrar modelos pré-existentes que auxiliam na elaboração de jogos sérios. Isto teve a finalidade de elaborar um guia formal e de conteúdo para a concepção do modelo conceitual. Com base nas informações coletadas, a etapa de Sugestão e Desenvolvimento puderam ser realizadas, levando em consideração o conhecimento existente na literatura e o componente de criatividade intrínseco a essa etapa. O resultado obtido demonstra um modelo conceitual que serve de ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de jogos sérios. Cabe destacar aqui que a etapa de Avaliação não foi realizada, sendo determinada como um trabalho futuro a ser desenvolvido. Este modelo ressalta que o componente de Fidelidade deve estar relacionado tanto com o conteúdo de aprendizado do jogo quanto com as características de jogo que priorizam o engajamento, motivação e diversão do jogador. Assim, o modelo destaca que a situação real, o conteúdo da disciplina e o propósito do jogo sério servem como guia para as decisões relacionadas aos aspectos narrativos, desafios, regras, possibilidades de interação, entre outros que estruturam o jogo e com os quais o jogador terá contato ao jogar. Busca-se com a elaboração de um modelo conceitual contribuir para o cenário de pesquisa e desenvolvimento dos jogos sérios.Abstract: The growth of the digital gaming industry has allowed the scope of games to expand beyond entertainment. It is in this larger spectrum that we find serious games, understood as those that have a purpose beyond entertainment, with goals of teaching, learning, training, or changing the user's attitude. The use of games for training has become a platform with growing popularity within the healthcare field, helping to enhance knowledge and skills in a safe environment for students and professionals, aiming at patient safety and health. The content of serious games for healthcare should be in line with their real-world counterpart, so that solving problems in the virtual environment mirrors the process that is performed in the physical world. However, this 'serious' learning content must be in balance with the 'non-serious' entertainment part, so that both support the game's purpose. Thus, this dissertation proposes a conceptual model to design the balance between the degree of fidelity and game factors related to fun, engagement, and motivation in the design of a game with training purposes for healthcare students. Part of the Design Science Research (DSR) approach was applied as a research method organized in 5 stages: Awareness, Suggestion, Development, Evaluation and Conclusion. For the first step a narrative literature review was carried out and subsequent analysis of the game characteristics responsible for motivating, engaging, and entertaining the player, dividing them into three groups: Game World, Interaction World, and Player World. Next, we sought to understand and discuss the element of Fidelity within serious games, to determine its relationships with the other elements of the model and its representation. Also in the Awareness stage, another narrative literature review was conducted to find pre-existing models that aid in the development of serious games. This was to develop a formal and content guide for the design of the conceptual model. Based on the information gathered, the Suggestion and Development stage could be carried out, taking into consideration the existing knowledge in the literature and the creativity component intrinsic to this stage. The result obtained demonstrates a conceptual model that serves as a tool to assist the development of serious games. It is worth mentioning here that the Evaluation stage was not carried out, being determined as a future work to be developed. This model emphasizes that the Fidelity component should be related to both the learning content of the game and the game characteristics that prioritize player engagement, motivation, and fun. Thus, the model highlights that the real situation, the subject content of the serious game, and its purpose serve as a guide for decisions related to narrative aspects, challenges, rules, possibilities of interaction, among others that structure the game and with which the player will have contact when playing. This conceptual model is intended to contribute to the research and development of serious games.Fadel, Luciane MariaVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaStofella, Arthur2021-10-14T19:32:55Z2021-10-14T19:32:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/png373300https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:32:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:32:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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