Jogos digitais: inclusão de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, José Roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227223
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
id UFSC_9569c61a7d7859609fa5a8b7d40d0965
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227223
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, José RobertoFadel, Luciane MariaVanzin, Tarcisio2021-08-23T14:09:25Z2021-08-23T14:09:25Z2021372358https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227223Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Com o uso cada vez mais intenso de mídias digitais para acesso a informações, serviços e comunicação, a inclusão digital é um requisito para a inclusão social. No entanto, há pessoas que não tiveram oportunidades para aprender a utilizar mídias digitais e, com isso, não conseguem utilizá-las a contento. Como parte de esforços para promover a inclusão digital dessas pessoas, vários projetos buscam apresentá-las a computadores e outros dispositivos digitais. Entre as estratégias utilizadas está o uso de jogos digitais, comumente utilizados como recursos motivadores. Este trabalho busca analisar como os elementos de jogos digitais podem promover a inclusão digital. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual foi descrito como as mídias digitais estão integradas ao cotidiano da sociedade atual, a cibersociedade. Esta pesquisa conduziu à definição de quatro indicadores relacionados à inclusão digital de idosos: o interesse no uso de mídias digitais, o medo de cometer erros, a habilidade de uso das interfaces e a compreensão do conceito digital. Foi realizada uma série de análises utilizando o método de close reading, ou leitura densa, de dois edugames, TicTacQuiz e SolitaireQuiz, com o objetivo de encontrar as instanciações de elementos de jogos que apresentam relação com a promoção da inclusão digital a partir dos quatro indicadores definidos. Os resultados sugerem que os jogos dão suporte a agência, que pode ser entendida como a capacidade de realizar ações baseada na possibilidade de escolher uma opção dentre outras possíveis. A agência foi relacionada à promoção da inclusão digital, a partir da sua relação com o aumento da auto-eficácia, que é a confiança na capacidade própria de realizar ações significativas em uma mídia. Identificou-se que os jogos digitais podem ajudar a desenvolver habilidades relacionadas à inclusão digital promovendo agência, em particular agência pessoal, e favorecendo a compreensão de propriedades das mídias digitais.Abstract: With the increasingly intense use of digital media to access information, services, and communication, digital inclusion is a requirement for social inclusion. However, some people did not have opportunities to learn how to use digital media and have difficulties using them to their satisfaction. As part of efforts to promote the digital inclusion of these people, several projects seek to introduce them to computers and other digital devices. Among the strategies used is the use of digital games, commonly used as motivating resources. This work seeks to analyze how the elements of digital games can promote digital inclusion. Thus, bibliographical research was carried out. This research described how digital media are integrated into the daily life of today's society, cybersociety. In addition, this research led to the definition of four indicators related to the digital inclusion of the elderly: interest in the use of digital media, fear of making mistakes, ability to use interfaces, and understanding of the digital concept. A series of analyses were carried out using the method of close reading on two edugames, TicTacQuiz and SolitaireQuiz, to find the instantiations of game elements that are related to the promotion of digital inclusion by the four indicators defined. The results suggest that games support agency, which can be understood as the ability to perform actions based on choosing one option among other possible ones. Agency was associated with the promotion of digital inclusion, based on its connection to the increase of self-efficacy, which is the confidence in one's own capacity to carry out significant actions in media. It was identified that digital games can help develop skills related to digital inclusion by supporting agency, in particular personal agency, and promoting the understanding of digital media properties.130 p.| il., tabs.porGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoInclusão digitalJogos eletrônicosIdososJogos digitais: inclusão de idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0674-D.pdfPEGC0674-D.pdfapplication/pdf5359560https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227223/-1/PEGC0674-D.pdf356a271a298f13a6ed7f6ab28f81eaa9MD5-1123456789/2272232021-08-23 11:09:25.228oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:09:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais: inclusão de idosos
title Jogos digitais: inclusão de idosos
spellingShingle Jogos digitais: inclusão de idosos
Cordeiro, José Roberto
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Inclusão digital
Jogos eletrônicos
Idosos
title_short Jogos digitais: inclusão de idosos
title_full Jogos digitais: inclusão de idosos
title_fullStr Jogos digitais: inclusão de idosos
title_full_unstemmed Jogos digitais: inclusão de idosos
title_sort Jogos digitais: inclusão de idosos
author Cordeiro, José Roberto
author_facet Cordeiro, José Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, José Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fadel, Luciane Maria
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vanzin, Tarcisio
contributor_str_mv Fadel, Luciane Maria
Vanzin, Tarcisio
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Inclusão digital
Jogos eletrônicos
Idosos
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Inclusão digital
Jogos eletrônicos
Idosos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T14:09:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T14:09:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227223
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 372358
identifier_str_mv 372358
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227223/-1/PEGC0674-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 356a271a298f13a6ed7f6ab28f81eaa9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805022113267712