Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardenas, Yuri Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129486
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
id UFSC_514af796820a0a9c193445a88a999c45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129486
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCardenas, Yuri GomesAlves, João Bosco da MotaSell, Denilson2015-02-05T21:09:17Z2015-02-05T21:09:17Z2014327782https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129486Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.Dada a grande popularidade dos jogos digitais (games), estudiosos de diversas áreas e de muitos países têm pesquisado sobre a utilização de jogos digitais em contextos de ensino-aprendizagem. Os jogos digitais são apontados como um instrumento de ensino-aprendizagem relevante, por favorecer aspectos como a motivação, a interatividade, a colaboração e a aprendizagem baseada em experiência. No mesmo sentido, empresas, instituições acadêmicas e governos têm empreendido esforços para desenvolver jogos digitais para ensino-aprendizagem, treinamento e mudança de comportamento. Considerando a complexidade e a relevância da área dos games educacionais, julga-se importante o desenvolvimento de bases de conhecimento sobre games educacionais, as quais podem promover o compartilhamento de conhecimento sobre os mesmos e a construção de repositórios de referência de iniciativas existentes. As Ontologias são um bom recurso para a modelagem de conhecimento e para a construção de bases de conhecimento. Elas são um instrumento utilizado pela Engenharia do Conhecimento para criar, organizar, formalizar, compartilhar, aplicar e refinar o conhecimento de um dado domínio. Diante disso, esta dissertação propõe um modelo de ontologia que permite representar qualquer jogo educacional digital no que se refere a seus atributos. O modelo, desenvolvido a partir da Metodologia para Desenvolvimento de Ontologias 101, utiliza como base conceitos do modelo de ontologia para adaptatividade em jogos educacionais digitais ELEKTRA e, complementarmente, inspira-se na proposta de classificação de jogos sérios G/P/S para modelar atributos que caracterizam um jogo educacional. Por fim, um exemplo de aplicação do modelo é demonstrado através da criação de uma base de conhecimento com 5 jogos educacionais digitais existentes e são demonstradas diferentes consultas à base, cujos resultados são respostas a questões de competência que definem o escopo do modelo de ontologia. Espera-se que o modelo proposto nesta dissertação contribua para o cenário de pesquisa e desenvolvimento de games educacionais tanto no âmbito acadêmico quanto no organizacional.<br>Abstract : Considering the huge popularity of digital games, researchers of many knowledge fields and countries have been studying of using games for teaching and learning contexts. Games are considered an important instrument for learning, because they foster aspects like motivation, interactivity, collaboration and experience-based learning. In this same direction, enterprises, academic institutions and governments have been making efforts to develop digital games for teaching and learning, training and behavior change. Given the complexity and importance of educational games field of study, it is deemed important to develop educational games knowledge bases, which can promote knowledge sharing about educational games and the development of reference repositories of existing initiatives. Ontologies are a good expedient for knowledge modeling and for building knowledge bases. They are a tool used by Knowledge Engineering to create, organize, formalize, share, apply and refine the knowledge of a given domain. Therefore, this dissertation proposes an ontology model for representing any digital educational game with regard to their attributes. The model, which was developed using the Methodology for Ontology Development 101, uses concepts of the ELEKTRA ontology model for adaptivity in educational games as well as of the G/P/S serious games classification model to model attributes that characterize an educational game. Finally, an example application of the model is demonstrated by creating a knowledge base containing 5 existing educational digital games. Different queries from the knowledge base are demonstrated, from which results are responses to competency questions that define the scope of the proposed ontology model. It is expected that the model proposed in this dissertation contributes to research and development of educational games both in academia and in the organizational context.149 p.| il.porEngenharia e gestão do conhecimentoMídia digitalJogos eletrônicosJogos educativosOntologias (Sistema de recuperação da informação)Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL327782.pdfapplication/pdf3895365https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129486/1/327782.pdfe389fc1ab4e471df026e9c116dd951fdMD51123456789/1294862015-02-05 19:09:17.094oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129486Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:09:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
title Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
spellingShingle Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
Cardenas, Yuri Gomes
Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Ontologias (Sistema de recuperação da informação)
title_short Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
title_full Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
title_fullStr Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
title_full_unstemmed Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
title_sort Modelo de ontologia para representação de jogos digitais de disseminação do conhecimento
author Cardenas, Yuri Gomes
author_facet Cardenas, Yuri Gomes
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardenas, Yuri Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, João Bosco da Mota
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sell, Denilson
contributor_str_mv Alves, João Bosco da Mota
Sell, Denilson
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Ontologias (Sistema de recuperação da informação)
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Ontologias (Sistema de recuperação da informação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T21:09:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T21:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129486
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 327782
identifier_str_mv 327782
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129486/1/327782.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e389fc1ab4e471df026e9c116dd951fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805009081565184