Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Aline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136457
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
id UFSC_2557afcc883601c0d86fd2ae96788bee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136457
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticasEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação não-formalDidaticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Identificou-se que as atividades dos espaços de Educação Não Formal possuem potencialidades para favorecer os diversos momentos das aulas de Ciências realizadas no contexto Formal de Ensino. Foi realizado um levantamento teórico sobre as características e especificidades do universo da Educação Não Formal. Fez-se necessário refletir sobre o agente mediador nesses espaços. Para isso, foram feitas entrevistas com 22 mediadores Reconheceu-se na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau fatores relevantes para o desenvolvimento de uma proposta que favoreça o diálogo didático. Foram definidas as micro-situações didáticas para a Educação Não Formal, a partir da Teoria das Situações Didáticas considerando as particularidades dessa modalidade de Educação. Após a discussão teórica planejou-se duas sequências didáticas de modo a contemplar dois momentos das aulas de Física: para os estudantes que ainda não haviam contato com o conteúdo; para estudantes que já haviam estudado o conteúdo em sala de aula. Cada sequência didática foi aplicada a um total de 3 turmas do segundo ano do Ensino Médio, no Parque Viva a Ciência (PVC - Universidade Federal de Santa Catarina). Os equipamentos e aparatos selecionados para realizar as atividades visavam a discussão sobre o conteúdo de ondas e oscilações. Os atendimentos foram gravados em áudio e optou-se pela Metodologia da Engenharia Didática para a analise dos diálogos didáticos de duas turmas, uma referente a cada momento de estudo em sala de aula. Confirmou-se a viabilidade de promover um diálogo didático entre mediador e estudante através da implementação das micro-situações didáticas em espaços de Educação Não Formal.<br>Abstract : It was found that the activities of Non-Formal Education spaces have the potential to promote the various moments of Science classes conducted in the context of Formal Education. A theoretical survey of the characteristics and specificities of the universe of Non-Formal Education was held. It was necessary to reflect on the mediating agent in these spaces. To this end, interviews with 22 mediators have been made. Recognized on the Theory of Didactic Situations of Brousseau relevant to the development of a proposal that promote didactic dialogue factors. The micro-teaching situations for Non Formal Education, from the Theory of Didactic Situations considering the particularities of this type of education were defined. After the theoretical discussion was planned two teaching sequences in order to include two moments of Physics classes: for students who have not had contact with the contents; for students who had already studied the content in the classroom. Each instructional sequence was applied to a total of 3 classes of the second year of high school, at Viva Science Park (PVC - Federal University of Santa Catarina). The selected equipment and apparatus to carry out activities aimed at discussion of the content of waves and oscillations. The sessions were recorded in audio and we opted for the Engineering Teaching Methodology for the analysis of learning dialogues from two classes, one for each study time in the classroom. Confirmed the feasibility of promoting a didactic dialogue between facilitator and student through the implementation of micro-teaching situations in spaces of Non-Formal Education.Alves Filho, José de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBatista, Aline2015-11-17T03:02:53Z2015-11-17T03:02:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 p.| il.application/pdf335834https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136457porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-17T03:02:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136457Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-17T03:02:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
title Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
spellingShingle Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
Batista, Aline
Educação
Educação científica e tecnológica
Educação não-formal
Didatica
title_short Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
title_full Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
title_fullStr Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
title_sort Uma proposta de ensino para espaços não formais de educação: as micro-situações didáticas
author Batista, Aline
author_facet Batista, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, José de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Educação não-formal
Didatica
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Educação não-formal
Didatica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-11-17T03:02:53Z
2015-11-17T03:02:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335834
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136457
identifier_str_mv 335834
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956746452992