Aspectos críticos da gestão organizacional: o caso Koerich
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83881 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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Aspectos críticos da gestão organizacional: o caso KoerichAdministraçãoGestão de empresasDesempenhoLiderançaPlanejamento empresarialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar a percepção dos dirigentes da Koerich sobre os fatores que contribuem para a excelência do desempenho da gestão organizacional. Como objetivos específicos, procurou-se: verificar o sistema de liderança da organização na internalização, na disseminação e na prática de valores e diretrizes que promovam a cultura da excelência; analisar o processo de formulação das estratégias de forma a direcionar seu desempenho e determinar sua posição competitiva; verificar como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho; identificar de que forma a organização monitora e se antecipa às necessidades dos clientes, dos mercados e das comunidades; identificar os principais aspectos da gestão dos processos da organização; verificar a gestão e a utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes; apresentar a evolução do desempenho da organização em relação aos clientes e aos mercados, à situação financeira, às pessoas, aos fornecedores, aos processos relativos ao produto, à sociedade, aos processos de apoio e aos processos organizacionais. O modelo de gestão utilizado, denominado Primeiros passos para a Excelência, identifica o que a organização deve fazer para obter sucesso na busca pelo alcance do bom desempenho, em um estágio intermediário da jornada plena do Prêmio Nacional da Qualidade, muito embora bem superior ao praticado pela maioria das organizações. Desta forma, a avaliação fornece um perfil de pontos fortes e oportunidades para melhoria para cada um dos itens, conduzindo as ações para melhorar os resultados da organização. A metodologia adotada privilegiou a abordagem qualitativa com complementação de análise quantitativa, especialmente, ao se tecer aos resultados obtidos pela organização. O estudo caracterizou-se por ser descritivo / exploratório realizado sob a forma de um estudo de caso. Na apresentação das informações coletadas na pesquisa de campo, abordou-se inicialmente o perfil da empresa e, na sequência, os diversos critérios de excelência referenciados no modelo de avaliação, a saber: o sistema de liderança da organização; a formulação das estratégias e os planos de ação, a força de trabalho; os clientes e a sociedade; a gestão dos processos da organização; a gestão das informações e do conhecimento e os resultados da organização. Por último, a luz do modelo de gestão utilizado, evidenciou-se a síntese da pontuação obtida pela empresa quanto aos aspectos críticos da gestão organizacional.Florianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaGevaerd, Jean Rene2012-10-20T04:16:32Z2012-10-20T04:16:32Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.| il., tabs.application/pdf189371http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83881porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:11:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:11:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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