BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HEINZ, DOUGLAS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUCIO, MARCIO APARECIDO, DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA, MASCHIO, GILBERTO LUIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201680
Resumo: A gestão universitária é um campo de estudo científico em ascensão, porém ainda persistem lacunas de investigação na área, como por exemplo a falta evidências empíricas sobre os resultados do uso de técnicas de administração em Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que estas apresentam peculiaridades na sua regulação e forma de atuação quando comparadas a outras organizações. O presente estudo insere-se nas discussões a respeito, tendo como objetivo avaliar a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) e do planejamento estratégico em uma IES no período de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, de abordagem quantitativa, utilizando dados secundários extraídos de relatórios e planilhas de controle gerencial da instituição pesquisada. A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e de Análise Decisória Multicritério, utilizando-se o método TOPSIS. Os resultados obtidos apontam que o BSC e o planejamento estratégico podem ser adaptados para utilização na gestão universitária, e que na IES investigada as perspectivas dos profissionais e dos processos foram as que apresentaram desempenho mais longe do ideal, apesar de serem consideradas as bases do modelo estratégico desenvolvido, sendo recomendável portanto que a IES busque aprimorar o seu desempenho nestas perspectivas.
id UFSC_269409d0f8282ffe17a76cffaf5d979d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201680
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIAA gestão universitária é um campo de estudo científico em ascensão, porém ainda persistem lacunas de investigação na área, como por exemplo a falta evidências empíricas sobre os resultados do uso de técnicas de administração em Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que estas apresentam peculiaridades na sua regulação e forma de atuação quando comparadas a outras organizações. O presente estudo insere-se nas discussões a respeito, tendo como objetivo avaliar a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) e do planejamento estratégico em uma IES no período de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, de abordagem quantitativa, utilizando dados secundários extraídos de relatórios e planilhas de controle gerencial da instituição pesquisada. A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e de Análise Decisória Multicritério, utilizando-se o método TOPSIS. Os resultados obtidos apontam que o BSC e o planejamento estratégico podem ser adaptados para utilização na gestão universitária, e que na IES investigada as perspectivas dos profissionais e dos processos foram as que apresentaram desempenho mais longe do ideal, apesar de serem consideradas as bases do modelo estratégico desenvolvido, sendo recomendável portanto que a IES busque aprimorar o seu desempenho nestas perspectivas.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:38:51Z2019-11-25T21:38:51Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201680HEINZ, DOUGLASLUCIO, MARCIO APARECIDODOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZAMASCHIO, GILBERTO LUIZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:38:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:38:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
HEINZ, DOUGLAS
title_short BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort BALANCED SCORECARD E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
author HEINZ, DOUGLAS
author_facet HEINZ, DOUGLAS
LUCIO, MARCIO APARECIDO
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
MASCHIO, GILBERTO LUIZ
author_role author
author2 LUCIO, MARCIO APARECIDO
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
MASCHIO, GILBERTO LUIZ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HEINZ, DOUGLAS
LUCIO, MARCIO APARECIDO
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
MASCHIO, GILBERTO LUIZ
description A gestão universitária é um campo de estudo científico em ascensão, porém ainda persistem lacunas de investigação na área, como por exemplo a falta evidências empíricas sobre os resultados do uso de técnicas de administração em Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que estas apresentam peculiaridades na sua regulação e forma de atuação quando comparadas a outras organizações. O presente estudo insere-se nas discussões a respeito, tendo como objetivo avaliar a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) e do planejamento estratégico em uma IES no período de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, de abordagem quantitativa, utilizando dados secundários extraídos de relatórios e planilhas de controle gerencial da instituição pesquisada. A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e de Análise Decisória Multicritério, utilizando-se o método TOPSIS. Os resultados obtidos apontam que o BSC e o planejamento estratégico podem ser adaptados para utilização na gestão universitária, e que na IES investigada as perspectivas dos profissionais e dos processos foram as que apresentaram desempenho mais longe do ideal, apesar de serem consideradas as bases do modelo estratégico desenvolvido, sendo recomendável portanto que a IES busque aprimorar o seu desempenho nestas perspectivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T21:38:51Z
2019-11-25T21:38:51Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201680
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652241584783360