GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, ARIANA BARROS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SERRA, ANTONIO ROBERTO COELHO, COSTA, GUSTAVO PEREIRA DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181105
Resumo: É notório que as Instituições de Ensino Superior têm buscado cada vez mais alternativas de gestão que não estejam apenas relacionadas à questão do ensino. É sabido, especialmente por força das avaliações externas e rankings, o quanto as Universidades se preocupam em como podem gerir seus recursos eficazmente e se tornar mais competitivas e inovadoras em seus campos de atuação. Impulsionada por essa nova postura, esta pesquisa buscou analisar o modelo de gestão estratégica adotada pela Universidade Estadual do Maranhão, descrevendo o método adotado de um Balanced Scorecard para implementação do seu plano de desenvolvimento institucional. Em consecução, fez-se o levantamento e a análise das etapas de implantação do planejamento estratégico da UEMA, bem como foram descritas as ferramentas de gestão incorporadas no desenvolvimento do seu modelo. Para tanto, recorreu-se ao método qualitativo do estudo de caso descritivo, com coleta e análise de dados por meio de acervo documental e observação participante. Os resultados indicam a incipiência e o potencial do processo de gerenciamento da instituição desencadeado a partir do ano de 2015, com um conjunto de ferramentas estratégicas adotadas.
id UFSC_0e68ddb095e09be3b1f655e47d18e8b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181105
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARDGestão EstratégicaPlanejamento EstratégicoBalanced ScorecardÉ notório que as Instituições de Ensino Superior têm buscado cada vez mais alternativas de gestão que não estejam apenas relacionadas à questão do ensino. É sabido, especialmente por força das avaliações externas e rankings, o quanto as Universidades se preocupam em como podem gerir seus recursos eficazmente e se tornar mais competitivas e inovadoras em seus campos de atuação. Impulsionada por essa nova postura, esta pesquisa buscou analisar o modelo de gestão estratégica adotada pela Universidade Estadual do Maranhão, descrevendo o método adotado de um Balanced Scorecard para implementação do seu plano de desenvolvimento institucional. Em consecução, fez-se o levantamento e a análise das etapas de implantação do planejamento estratégico da UEMA, bem como foram descritas as ferramentas de gestão incorporadas no desenvolvimento do seu modelo. Para tanto, recorreu-se ao método qualitativo do estudo de caso descritivo, com coleta e análise de dados por meio de acervo documental e observação participante. Os resultados indicam a incipiência e o potencial do processo de gerenciamento da instituição desencadeado a partir do ano de 2015, com um conjunto de ferramentas estratégicas adotadas.2017-11-17T18:06:37Z2017-11-17T18:06:37Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181105PIMENTEL, ARIANA BARROSSERRA, ANTONIO ROBERTO COELHOCOSTA, GUSTAVO PEREIRA DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:06:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181105Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:06:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
title GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
spellingShingle GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
PIMENTEL, ARIANA BARROS
Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard
title_short GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
title_full GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
title_fullStr GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
title_full_unstemmed GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
title_sort GESTÃO UNIVERSITÁRIA ESTRATÉGICA: ALINHANDO O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL COM O BALANCED SCORECARD
author PIMENTEL, ARIANA BARROS
author_facet PIMENTEL, ARIANA BARROS
SERRA, ANTONIO ROBERTO COELHO
COSTA, GUSTAVO PEREIRA DA
author_role author
author2 SERRA, ANTONIO ROBERTO COELHO
COSTA, GUSTAVO PEREIRA DA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, ARIANA BARROS
SERRA, ANTONIO ROBERTO COELHO
COSTA, GUSTAVO PEREIRA DA
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard
topic Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard
description É notório que as Instituições de Ensino Superior têm buscado cada vez mais alternativas de gestão que não estejam apenas relacionadas à questão do ensino. É sabido, especialmente por força das avaliações externas e rankings, o quanto as Universidades se preocupam em como podem gerir seus recursos eficazmente e se tornar mais competitivas e inovadoras em seus campos de atuação. Impulsionada por essa nova postura, esta pesquisa buscou analisar o modelo de gestão estratégica adotada pela Universidade Estadual do Maranhão, descrevendo o método adotado de um Balanced Scorecard para implementação do seu plano de desenvolvimento institucional. Em consecução, fez-se o levantamento e a análise das etapas de implantação do planejamento estratégico da UEMA, bem como foram descritas as ferramentas de gestão incorporadas no desenvolvimento do seu modelo. Para tanto, recorreu-se ao método qualitativo do estudo de caso descritivo, com coleta e análise de dados por meio de acervo documental e observação participante. Os resultados indicam a incipiência e o potencial do processo de gerenciamento da instituição desencadeado a partir do ano de 2015, com um conjunto de ferramentas estratégicas adotadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:06:37Z
2017-11-17T18:06:37Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181105
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651998045667329