INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817
Resumo: O cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação.
id UFSC_26cd27b59582fb9101c47da7864d51f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201817
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSO cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:08:49Z2019-11-26T13:08:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:08:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:08:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA
title_short INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_sort INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
author HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA
author_facet HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA
description O cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T13:08:49Z
2019-11-26T13:08:49Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652155004911616