INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817 |
Resumo: | O cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação. |
id |
UFSC_26cd27b59582fb9101c47da7864d51f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201817 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSO cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:08:49Z2019-11-26T13:08:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:08:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:08:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
spellingShingle |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA |
title_short |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_fullStr |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full_unstemmed |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_sort |
INTERAÇÃO VYGOTSKYANA + TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
author |
HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA |
author_facet |
HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HALLWASS, LIA CRISTIANE LIMA |
description |
O cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T13:08:49Z 2019-11-26T13:08:49Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652155004911616 |