Gestão de ambientes multiculturais em alianças estratégicas: o caso Renault-Nissan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106587 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administação |
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Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Tatiana Vianna A.Cruz Júnior, João Benjamim da2013-12-05T21:36:41Z2013-12-05T21:36:41Z2006226282https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106587Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em AdministaçãoAs alianças estratégicas são cada vez mais adotadas pelas organizações como resposta a um ambiente global marcado pela alta competitividade. Tais parcerias pressupõem o encontro de culturas diferenciadas e impõem às organizações o desafio de gerir de forma eficaz os ambientes multiculturais estabelecidos. O propósito deste trabalho é então, o de sugerir as principais práticas e instrumentos que devem, preferivelmente, ser adotados nas alianças estratégicas para que a gestão do ambiente multicultural formado resulte na instauração de um clima de cooperação entre os membros das empresas envolvidas. Aliando a teoria à prática fez-se uma revisão de literatura sobre o assunto e um estudo de caso da Aliança Renault-Nissan, que consistiu em entrevistas com os principais dirigentes de uma das empresas participantes da parceria: a Nissan do Brasil. Como resultado da pesquisa, identificou-se a complexidade do processo de integração cultural em alianças estratégicas e o fato de que, tão importante quanto um processo eficaz de integração cultural no período inicial da formação da parceria, é a gestão contínua do ambiente multicultural estabelecido. Como principais instrumentos e práticas verificadas por meio desse estudo destacam-se: a necessidade de se conciliar projetos formais como workshops e seminários com a criação de uma dinâmica interna que motive as pessoas a aprenderem com a organização parceira; a importância do envolvimento permanente do top management no processo e, ainda, a necessidade de se considerar a gestão de ambientes multiculturais não como um conjunto de ações intervencionistas ou controladoras, mas como um esforço de compreensão e aprendizado das diferenças humanas.104 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoAlianças estratégicas(Negócios)ParceriaMulticulturalismoCultura organizacionalGestão de ambientes multiculturais em alianças estratégicas: o caso Renault-Nissaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL226282.pdfapplication/pdf1303930https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/106587/1/226282.pdfc02e01ac66bc53ec18fa635520287889MD51TEXT226282.pdf.txt226282.pdf.txtExtracted texttext/plain241120https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/106587/2/226282.pdf.txtf5c392f55a676284549dab82eab872f7MD52123456789/1065872014-01-19 00:29:46.241oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106587Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:29:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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