PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer Jr., Victor
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Meyer, Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35824
Resumo: O planejamento estratégico se tornou bastante freqüente em todos os tipos de organização. Nas últimas décadas, esta abordagem disseminou-se também na gestão das instituições de ensino superior. Contudo, seus resultados muitas vezes não são facilmente identificados nas nas organizações onde são utilizados. Vários são os problemas que podem estar afetando a prática do planejamento estratégico, que por sua vez caracteriza-se por ser um processo que combina aspectos racionais e subjetivos. Este artigo visa examinar a dimensão técnica e os fatores intuitivos, ilógicos e subjetivos como elementos importantes no referido processo. As análises racionais nem sempre conseguem captar certos fenômenos no ambiente externo e gerar a criatividade necessária que somente são percebidos através do uso de análises subjetivas e que vão além das análises racionais. O artigo analisa o uso do planejamento estratégico como uma ferramenta na gestão de instituições de ensino superior.
id UFSC_2752d7a8bfe4737af334b5e006960e9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35824
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?O planejamento estratégico se tornou bastante freqüente em todos os tipos de organização. Nas últimas décadas, esta abordagem disseminou-se também na gestão das instituições de ensino superior. Contudo, seus resultados muitas vezes não são facilmente identificados nas nas organizações onde são utilizados. Vários são os problemas que podem estar afetando a prática do planejamento estratégico, que por sua vez caracteriza-se por ser um processo que combina aspectos racionais e subjetivos. Este artigo visa examinar a dimensão técnica e os fatores intuitivos, ilógicos e subjetivos como elementos importantes no referido processo. As análises racionais nem sempre conseguem captar certos fenômenos no ambiente externo e gerar a criatividade necessária que somente são percebidos através do uso de análises subjetivas e que vão além das análises racionais. O artigo analisa o uso do planejamento estratégico como uma ferramenta na gestão de instituições de ensino superior.INPEAU2012-09-26T20:24:50Z2012-09-26T20:24:50Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35824Meyer Jr., VictorMeyer, Bernardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T18:33:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35824Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T18:33:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
title PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
spellingShingle PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
Meyer Jr., Victor
title_short PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
title_full PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
title_fullStr PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
title_sort PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TÉCNICA OU ARTE?
author Meyer Jr., Victor
author_facet Meyer Jr., Victor
Meyer, Bernardo
author_role author
author2 Meyer, Bernardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer Jr., Victor
Meyer, Bernardo
description O planejamento estratégico se tornou bastante freqüente em todos os tipos de organização. Nas últimas décadas, esta abordagem disseminou-se também na gestão das instituições de ensino superior. Contudo, seus resultados muitas vezes não são facilmente identificados nas nas organizações onde são utilizados. Vários são os problemas que podem estar afetando a prática do planejamento estratégico, que por sua vez caracteriza-se por ser um processo que combina aspectos racionais e subjetivos. Este artigo visa examinar a dimensão técnica e os fatores intuitivos, ilógicos e subjetivos como elementos importantes no referido processo. As análises racionais nem sempre conseguem captar certos fenômenos no ambiente externo e gerar a criatividade necessária que somente são percebidos através do uso de análises subjetivas e que vão além das análises racionais. O artigo analisa o uso do planejamento estratégico como uma ferramenta na gestão de instituições de ensino superior.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T20:24:50Z
2012-09-26T20:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35824
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109129711616