Paisagem (fragmentos, superposições e colagens) e novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em fotografias de localidades turísticas online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luciana Noronha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188692
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
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spelling Paisagem (fragmentos, superposições e colagens) e novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em fotografias de localidades turísticas onlineArquiteturaTecnologias da informação e comunicaçãoFotografiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.O espaço e a paisagem estão intimamente ligados um ao outro e aos processos socioeconômicos e culturais que lhes originaram, de maneira que a paisagem pode ser entendida como forma de representação do espaço em dado momento. O acúmulo dos elementos de permanência a cada renovação e complementação, desencadeadas pelas mudanças sociais ao longo do tempo, permite compreender o caráter dinâmico da paisagem, ainda que seja um dos elementos sociais de maior permanência e estabilidade. No caso da atividade turística, a paisagem ocupa posição central no que diz respeito à atratividade de determinada destinação, assim como de sua manutenção ou declínio. Os registros fotográficos, habitualmente tidos como fragmentos da realidade, muitas vezes são produtos de uma forma de olhar e selecionar determinados aspectos desta paisagem e, enquanto linguagem, são capazes de possibilitar a apropriação e desencadear o processo de significação dos lugares. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, como parte do contexto social contemporâneo, a cibersociedade, tem possibilitado novas formas de produzir e divulgar conhecimento, para uma audiência cada vez maior, assim como tem permitido novas formas de interação e criação do espaço, dando origem a híbridos que relacionam o espaço geográfico à diversas camadas de informações e novas interações a partir do ciberespaço. O objetivo geral deste estudo é compreender se o processo de seleção e apropriação de determinados fragmentos da paisagem em publicações de fotografias on line determinam a constituição de uma paisagem híbrida, e suas implicações para a atratividade de destinações turísticas. Para tal, a metodologia estruturou-se segundo os princípios da Grounded Theory, que orientou o desenvolvimento e caminhos da pesquisa, e foi realizada em três etapas, sendo as duas primeiras no município de Balneário Camboriú/SC. A primeira, de caráter qualitativo, incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com os diversos grupos de agentes nas relações espaciais. A segunda, constituiu-se no levantamento de imagens fotográficas publicadas on line, relacionando a quantidade e localização das imagens fotográficas e análise de seu conteúdo a partir de uma leitura semiótica, associando-as aos seus comentários. A terceira etapa consistiu na aplicação de um questionário on line tipo survey, cujos dados foram submetidos às técnicas de Análise Fatorial e Modelos de Equações Estruturais. Dentre os principais resultados estão identificação de uma relação estrutural entre as emoções associadas ao conteúdo das fotografias e a tendência de publicá-las on line ou não, implicando nos elementos percebidos para a construção da imagem da cidade, mesmo que virtualmente. As três dimensões emoções em relação ao conteúdo das fotografias; conteúdo de fotografias publicadas on line e elementos em fotografias para formação da imagem da cidade - participam da construção da categoria central paisagem híbrida, contribuindo para a proposição de seu conceito e medições iniciais, no sentido de sua comprovação. A relação estrutural entre a paisagem híbrida e as emoções associadas ao conteúdo das fotografias e vice-versa, foi verificada, de modo que tanto as emoções contribuem para a paisagem híbrida, como a paisagem híbrida contribui para as emoções.Abstract : Space and landscape are closely connected to one another and to the cultural and socio-economic processes which originated it, in such way landscape can be understood as a form of space representation at a given moment. Accumulation of permanence elements at each renovation and complementation, triggered by social changes over time, allows the understanding the dynamic nature of landscape, even though it sits between the social elements of greater permanence and stability. As for touristic attractivity, landscape has a main role regarding the attractivity of a destination, along with its maintenance or decline. Photographic records, commonly taken as reality fragments, often are a product of a way of looking and selecting such landscape aspects and, as language, are capable of enabling the appropriation and unleashing the processes of place meaning. Whilst new Information and Communication Technologies - ICT can be read as part of contemporary social context, cybersociety has made possible new ways of knowledge production and dissemination and for a ever increasing audience, as well as has enabled new forms of space interaction and creation, originating hybrids that relate geographical space to the various information layers and new interactions from the cyberspace. This study aims is to understand if the process of selection and appropriation of certain landscape fragments in online photo publications does determine the constitution of a hybrid landscape, and its implications to the tourist destination's attractiveness. For such, methodology follows Grounded Theory principles, which oriented the development and paths of this research, carried out in three phases, the first two in Balneário Camburiú (SC) city. The first, of qualitative nature, included semi-structured interviews with the various group of agents in spatial relations. The second of them consisted photographic images published online survey, relating the quantity and location of photos and further content analysis from a semiotic reading, associating with its comments. The third, in turn, consisted in the application of an online survey questionnaire, whose data were submitted to Factorial Analysis and Structural Equation Models techniques. Among main results are the identification of a structural relationship between emotions associated to the content of a photo, and a trend related to its online publishing, implying in the perceived elements in the city image construction, even if virtually. The three dimensions - emotions related to the photo content; the content of online published photos; and elements in the photographs for the image formation of the city - are part and participate in the construction of the core category hybrid landscape , contributing to the proposition of its concept and initial measurements, in the sense of its verification. Structural relationship between the hybrid landscape and the emotions associated with the photographs content - and so is vice versa- was verified, in order that not only emotions contribute to the hybrid landscape, but also the hybrid landscape contributes to the emotions.Santiago, Alina GonçalvesPereira, Luciana Noronha2018-07-28T04:02:30Z2018-07-28T04:02:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf352197https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188692porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:58:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188692Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:58:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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