A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarda, Luciane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169003
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_27d573aba7377db9fddcebecf81209d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169003
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográficaEnsino de GeografiaTDICFotografiaLugarPaisagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho teve por objetivo geral refletir e identificar os limites que o atual sistema de ensino de Geografia apresenta, bem como as possibilidades apresentadas a partir da utilização das TDIC no contexto escolar, como ferramenta para estudo da ciência geográfica. Compreendendo que o sistema educacional como se apresenta hoje é resultado de um longo processo onde esteve direcionado a atender diferentes fins ao longo da história, configurando-se como uma ciência desnecessária perante o olhar de muitos estudantes. Dessa forma, considerando a importância da utilização das tecnologias como ferramenta metodológica para propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico e sua relação com a sociedade, visando superar a concepção de que a Geografia é uma ciência desnecessária e desinteressante. Ao utilizarmos as tecnologias digitais em nossas práticas, como as apresentadas nesse trabalho utilizando a fotografia para o estudo dos conceitos geográficos Lugar por meio de uma atividade interdisciplinar entre os componentes curriculares: Geografia, Arte e Língua Portuguesa, na Escola de Educação Básica Raul Pompéia de Campo Erê – SC, envolvendo 29 estudantes do 8º Ano 2 Matutino, e o estudo do conceito Paisagem, por meio da elaboração de uma foto-sequência, oferecemos uma possibilidade, ou uma noção mais ampla desse espaço estudado, ficando bem mais significativo o processo de ensino aprendizagem da Geografia. Essas novas propostas de ensino irão contribuir na formação de indivíduos autônomos e críticos, preparados para exercer sua cidadania frente à realidade em que vivem. Mas, para que isso de fato ocorra muito se tem a melhorar, sendo necessário ainda, muito estudo para a compreensão sobre o uso das TDIC no ambiente escolar, visando despertar interesse e aprendizagem geográfica.Florianópolis, SCRocha, Kleicer CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaGuarda, Luciane2016-10-06T01:04:55Z2016-10-06T01:04:55Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169003porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-06T01:04:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169003Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-06T01:04:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
title A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
spellingShingle A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
Guarda, Luciane
Ensino de Geografia
TDIC
Fotografia
Lugar
Paisagem
title_short A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
title_full A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
title_fullStr A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
title_full_unstemmed A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
title_sort A utilização das TDIC no contexto escolar como ferramenta para o estudo da ciência geográfica
author Guarda, Luciane
author_facet Guarda, Luciane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Kleicer Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarda, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
TDIC
Fotografia
Lugar
Paisagem
topic Ensino de Geografia
TDIC
Fotografia
Lugar
Paisagem
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06T01:04:55Z
2016-10-06T01:04:55Z
2016-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169003
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652224558006272