INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sheila Patrícia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mondini, Vanessa Edy Dagnoni, Domingues, Maria José Carvalho de Souza, Soethe, Joseane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131652
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar a influência dos fatores comportamentais na intenção e uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do curso de administração e ciências contábeis das universidades integrantes do Sistema ACAFE. Para atingir ao objetivo proposto utilizou-se uma pesquisa causal, quantitativa, descritiva, por meio de levantamento, com amostragem por conveniência. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário baseado no modelo de Venkatesh et al. (2003), denominado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Os resultados deste estudo apontaram que, de modo geral, os docentes apresentam expectativa, intenção e condições de uso positivas em relação ao uso de TICs no ensino. No entanto, observa-se que, na prática, utilizam pouca diversidade de tecnologia. Em relação às hipóteses, apenas uma, dentre as cinco levantadas no estudo, (as Condições Facilitadoras influenciam positivamente sobre o Comportamento de Uso) foi rejeitada. Verificou-se também, que a dimensão Intenção de Uso influencia em 93% e explica em 86% o Comportamento de Uso.
id UFSC_28038a16ee8f7c562019aa03f769dc1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131652
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFETecnologias de Informação e Comunicação, modelo UTAUT, ensino superior.Este artigo tem como objetivo verificar a influência dos fatores comportamentais na intenção e uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do curso de administração e ciências contábeis das universidades integrantes do Sistema ACAFE. Para atingir ao objetivo proposto utilizou-se uma pesquisa causal, quantitativa, descritiva, por meio de levantamento, com amostragem por conveniência. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário baseado no modelo de Venkatesh et al. (2003), denominado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Os resultados deste estudo apontaram que, de modo geral, os docentes apresentam expectativa, intenção e condições de uso positivas em relação ao uso de TICs no ensino. No entanto, observa-se que, na prática, utilizam pouca diversidade de tecnologia. Em relação às hipóteses, apenas uma, dentre as cinco levantadas no estudo, (as Condições Facilitadoras influenciam positivamente sobre o Comportamento de Uso) foi rejeitada. Verificou-se também, que a dimensão Intenção de Uso influencia em 93% e explica em 86% o Comportamento de Uso.INPEAU2015-04-06T11:49:44Z2015-04-06T11:49:44Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131652Ramos, Sheila PatríciaMondini, Vanessa Edy DagnoniDomingues, Maria José Carvalho de SouzaSoethe, Joseane da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:49:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131652Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:49:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
title INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
spellingShingle INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
Ramos, Sheila Patrícia
Tecnologias de Informação e Comunicação, modelo UTAUT, ensino superior.
title_short INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
title_full INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
title_fullStr INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
title_full_unstemmed INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
title_sort INTENÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA ACAFE
author Ramos, Sheila Patrícia
author_facet Ramos, Sheila Patrícia
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Soethe, Joseane da Silva
author_role author
author2 Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Soethe, Joseane da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sheila Patrícia
Mondini, Vanessa Edy Dagnoni
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Soethe, Joseane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação, modelo UTAUT, ensino superior.
topic Tecnologias de Informação e Comunicação, modelo UTAUT, ensino superior.
description Este artigo tem como objetivo verificar a influência dos fatores comportamentais na intenção e uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do curso de administração e ciências contábeis das universidades integrantes do Sistema ACAFE. Para atingir ao objetivo proposto utilizou-se uma pesquisa causal, quantitativa, descritiva, por meio de levantamento, com amostragem por conveniência. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário baseado no modelo de Venkatesh et al. (2003), denominado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Os resultados deste estudo apontaram que, de modo geral, os docentes apresentam expectativa, intenção e condições de uso positivas em relação ao uso de TICs no ensino. No entanto, observa-se que, na prática, utilizam pouca diversidade de tecnologia. Em relação às hipóteses, apenas uma, dentre as cinco levantadas no estudo, (as Condições Facilitadoras influenciam positivamente sobre o Comportamento de Uso) foi rejeitada. Verificou-se também, que a dimensão Intenção de Uso influencia em 93% e explica em 86% o Comportamento de Uso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:49:44Z
2015-04-06T11:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131652
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652152433803264