Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170 |
id |
UFSC_2892300f940f8115ad6e842c838179fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204891 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e DesenhoHistória da geometria escolarEscola primáriaHeitor Lyra da SilvaExpertsExpertiseDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170O presente artigo tem como objetivo discutir a complexidade do processo de objetivação de saberes escolares, em especial, os saberes propostos para o ensino de geometria e desenho nos primeiros anos de escolarização. Para tanto, retomam-se estudos desenvolvidos desde 2010 no âmbito do GHEMAT no intuito de produzir uma narrativa histórica sobre as relações entre o ensino de geometria e de desenho, desde o Império brasileiro até a década de 1920. Discute-se finalmente, o papel dos sujeitos na transformação dos saberes geométricos, em particular, a figura de Heitor Lyra da Silva e a sua proposta modernizadora para o ensino de geometria, que desvincula a articulação entre geometria e desenho, inserindo o estudo simultâneo entre plano e espaço.Acta Scientiae2020-03-17T18:15:46Z2020-03-17T18:15:46Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019.2178-7727https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:15:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:15:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
title |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
spellingShingle |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho Leme da Silva, Maria Célia História da geometria escolar Escola primária Heitor Lyra da Silva Experts Expertise |
title_short |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
title_full |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
title_fullStr |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
title_full_unstemmed |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
title_sort |
Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da geometria escolar Escola primária Heitor Lyra da Silva Experts Expertise |
topic |
História da geometria escolar Escola primária Heitor Lyra da Silva Experts Expertise |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05 2020-03-17T18:15:46Z 2020-03-17T18:15:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019. 2178-7727 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019. 2178-7727 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041829888589824 |