Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170
id UFSC_2892300f940f8115ad6e842c838179fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204891
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e DesenhoHistória da geometria escolarEscola primáriaHeitor Lyra da SilvaExpertsExpertiseDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170O presente artigo tem como objetivo discutir a complexidade do processo de objetivação de saberes escolares, em especial, os saberes propostos para o ensino de geometria e desenho nos primeiros anos de escolarização. Para tanto, retomam-se estudos desenvolvidos desde 2010 no âmbito do GHEMAT no intuito de produzir uma narrativa histórica sobre as relações entre o ensino de geometria e de desenho, desde o Império brasileiro até a década de 1920. Discute-se finalmente, o papel dos sujeitos na transformação dos saberes geométricos, em particular, a figura de Heitor Lyra da Silva e a sua proposta modernizadora para o ensino de geometria, que desvincula a articulação entre geometria e desenho, inserindo o estudo simultâneo entre plano e espaço.Acta Scientiae2020-03-17T18:15:46Z2020-03-17T18:15:46Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019.2178-7727https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:15:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:15:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
title Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
spellingShingle Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
Leme da Silva, Maria Célia
História da geometria escolar
Escola primária
Heitor Lyra da Silva
Experts
Expertise
title_short Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
title_full Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
title_fullStr Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
title_full_unstemmed Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
title_sort Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv História da geometria escolar
Escola primária
Heitor Lyra da Silva
Experts
Expertise
topic História da geometria escolar
Escola primária
Heitor Lyra da Silva
Experts
Expertise
description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5170
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05
2020-03-17T18:15:46Z
2020-03-17T18:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019.
2178-7727
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Processos de Objetivação de Saberes: o Papel do Expert e da Expertise e os Ensinos de Geometria e Desenho. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 13-26, 2019.
2178-7727
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041829888589824