An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriano dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187193
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.
id UFSC_28bfcb1158bfa0741ce8d1698499fdd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187193
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Adriano dosGil, Glória2018-06-19T04:04:18Z2018-06-19T04:04:18Z2017352469https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187193Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.Abstract: For many years, the relation between language and culture in the field of language teaching was strictly based on an essentialist view in which culture was understood as cultural products such as music and arts, for example, and language was understood only as a code, dissociated from culture (Gimenez, 2001). In opposition to that essentialist view, theoreticians such as Byram (1997), Kramsch (1993, 1998), Lo Bianco, Liddicoat and Crozet (1999) and others suggest an intercultural model of language teaching which aims at understanding the close relation between language and culture. Grounded on theories and studies on interculturality, this study is a result of a qualitative research developed from the perspective of Action Research. The main objective of this master s thesis was to investigate my own process implementing Intercultural Language Teaching in my classes. Data were collected through recordings of my own classes in the first semester of 2016 at Extracurricular, a language course administrated by the Federal University of Santa Catarina, and through a questionnaire that I asked my students to answer. Results show a pursuit of my own understanding and interpretation of the terms interculturality intercultural approach and Intercultural Language Teaching. Moreover, the analysis suggests important reflections on my own practice as a teacher and how beneficial an intercultural approach in class might be for the questioning of stereotypes and misconceptions about culture. Finally, results present students responses on a questionnaire about the attempt of implementing Intercultural Language Teaching in class.Por muitos anos a relação entre língua e cultura no ensino de línguas adicionais era estritamente baseada em uma visão essencialista onde cultura era apenas entendida como produtos culturais como música e artes, por exemplo e língua era entendida apenas como código, separado de cultura (Gimenez, 2001). Em oposição à essa visão essencialista, teóricos como Byram (1997), Kramsch (1993, 1998), Lo Bianco Liddicoat e Crozet (1999) e outros sugerem um novo modelo intercultural de ensino de línguas adicionais onde se busca entender a relação próxima entre língua e cultura em sala de aula. Baseado em teorias e estudos sobre interculturalidade, este trabalho foi resultado de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida atrás do método pesquisa-ação cujo objetivo foi buscar entender meu próprio processo em implementar Ensino Intercultural de Línguas nas minhas aulas. Os dados foram coletados através de gravações das aulas dadas durante o primeiro semestre de 2016, no curso Extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina e através de um questionário utilizado com os alunos do grupo em questão. Os resultados mostram uma busca da minha própria interpretação do que significam os termos interculturalidade e abordagem intercultural. A análise também sugere importantes reflexões para a minha própria prática de ensino de língua inglesa e o quão benéfica uma abordagem intercultural pode ser no sentido de questionar estereótipos e falsas concepções em relação a cultura. Por último, os resultados mostram as respostas dos alunos em relação a aplicação de uma abordagem intercultural de ensino de Inglês como língua adicional.167 p.| il.engLínguaCulturaLinguística aplicadaAn action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0107-D.pdfPPGI0107-D.pdfapplication/pdf241https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187193/-1/PPGI0107-D.pdf2a5da89abdea243bab34c0e91f4aac03MD5-1123456789/1871932018-06-19 01:04:18.34oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-19T04:04:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
title An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
spellingShingle An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
Santos, Adriano dos
Língua
Cultura
Linguística aplicada
title_short An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
title_full An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
title_fullStr An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
title_full_unstemmed An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
title_sort An action research on intercultural language teaching: scenes from a continuous path of learning
author Santos, Adriano dos
author_facet Santos, Adriano dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriano dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Glória
contributor_str_mv Gil, Glória
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua
Cultura
Linguística aplicada
topic Língua
Cultura
Linguística aplicada
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-19T04:04:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-19T04:04:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187193
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 352469
identifier_str_mv 352469
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187193
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187193/-1/PPGI0107-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a5da89abdea243bab34c0e91f4aac03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805197214973952