Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200971 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
id |
UFSC_28f819c06ace3a4ab7e9a31f03e71b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200971 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizadoBlogFacebookLinguagensTecnologiasEnsinoTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaVisando estabelecer um elo de aproximação entre os conteúdos curriculares da disciplina de Língua Portuguesa e o estudante, foi pensado em utilizar as mídias como aporte pedagógico de apoio, com o objetivo de servir de apoio para pesquisa e elaboração de atividades, exposição de trabalhos realizados em sala de aula e para subsidiar na compreensão da língua(gem). O uso do blog e do Facebook, como ferramentas através de suas plataformas, demonstra que o veículo de circulação dos conteúdos pode variar de acordo com a disponibilidade dos recursos e do domínio tecnológico que cada professor e/ou aluno tem adquirido. Tanto O blog como o Facebook são plataformas de fácil entendimento e possuem ampla abrangência, tornando-se, assim, possíveis ferramentas do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, adequar-se às novas tecnologias já não é mais uma opção, e, sim, algo que deve ser encarado como necessário. Por este motivo, o projeto visa chamar a atenção dos estudantes para uma maneira prática e objetiva de repassar informações e conhecimento ao alcance dos dedos, destacando nossa língua como objeto de mudança, sendo que os responsáveis por isso são eles mesmos, os falantes da língua portuguesa e tendo-a como herança imaterial de grande valor cultural e social. A adaptação dos conteúdos ao projeto foi pensada estrategicamente para atrair o olhar do nosso aluno, levando até ele a informação do planejamento disciplinar de maneira mais próxima ao contexto atual em que os jovens estão inseridos. O resultado, apesar da grande expectativa, foi positivo e trouxe crescimento tanto para os discentes quanto às docentes envolvidas. Palavras-chave: Ensino. Tecnologias. Ferramentas digitais. Blog. Facebook.Aiming to establish a link between the curricular contents of the Portuguese Language subject and the student, it was thought to use the media as a pedagogical support, with the objective of serving as support for research and elaboration of activities, exhibition of works carried out in to subsidize language comprehension (gem). The use of blog and Facebook as tools across their platforms demonstrates that the vehicle of content circulation may vary according to the availability of resources and technological mastery that each teacher and / or student has acquired. Both Blog and Facebook are easy to understand and wide-ranging platforms, thus becoming possible tools in the teaching and learning process. Therefore, adapting to new technologies is no longer an option, but something that should be seen as necessary. For this reason, the project aims to draw students' attention to a practical and objective way to pass information and knowledge at their fingertips, highlighting our language as an object of change, being responsible for it themselves, the language speakers and having it as an intangible heritage of great cultural and social value. The adaptation of the contents to the project was strategically designed to attract the eyes of our student, bringing to him the information of disciplinary planning more closely to the current context in which young people are inserted. Despite the high expectation, the result was positive and brought growth for both students and teachers involved. Keywords: Teaching. Technologies Digital tools. Blog. Facebook.Videira, SCQuarezemin, SandraReis, Lívia de MelloUniversidade Federal de Santa CatarinaBee, Denize Maria Cecatto2019-10-04T12:06:32Z2019-10-04T12:06:32Z2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200971porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T12:06:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200971Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-10-04T12:06:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
title |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
spellingShingle |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado Bee, Denize Maria Cecatto Blog Linguagens Tecnologias Ensino |
title_short |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
title_full |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
title_fullStr |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
title_full_unstemmed |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
title_sort |
Na “onda” do blog e do Facebook para estreitar laços e ampliar o aprendizado |
author |
Bee, Denize Maria Cecatto |
author_facet |
Bee, Denize Maria Cecatto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quarezemin, Sandra Reis, Lívia de Mello Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bee, Denize Maria Cecatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Linguagens Tecnologias Ensino |
topic |
Blog Linguagens Tecnologias Ensino |
description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-04T12:06:32Z 2019-10-04T12:06:32Z 2019-08-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200971 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Videira, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Videira, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652008426569728 |