Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201506 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
id |
UFSC_dcf91fd4413ca1c4e9d2d9650fde4a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201506 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolarAmbientes virtuaisBlogFacebookEnsinoAprendizagemTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEste relatório final tem por objetivo relatar a metodologia e os resultados obtidos após a aplicação do projeto “O blog e o facebook como ferramentas de interação e aprendizagem além do ambiente escolar”, realizado no Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância. O projeto teve como finalidade a criação de dois ambientes virtuais, um blog e uma página no Facebook, com o intuito de colaborar com o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. O uso do blog e do facebook se aplica à divulgação e desenvolvimento de atividades e projetos, além de trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos. Tais ambientes serviram de fonte de pesquisa, discussão e divulgação de trabalhos realizados pelos alunos da E. E. B. Professora Maura de Senna Pereira. Como o blog e o Facebook são ferramentas da web 2.0, gratuitas e de grande abrangência, a intenção foi utilizá-los para dinamizar as aulas de Língua Portuguesa. Durante a execução e analise do projeto utilizou-se a abordagem qualitativa. Palavras-chave: Ambientes virtuais. Blog. Facebook. Ensino. Aprendizagem.ABSTRACT This final report aims to report the methodology and results obtained after the application of the project "The blog and facebook as tools for interaction and learning beyond the school environment", held in the Specialization Course in Languages and Distance Education. The project aimed to create two virtual environments, a blog and a Facebook page, in order to collaborate with the teaching and learning of the Portuguese language. The use of the blog and facebook applies to the dissemination and development of activities and projects, besides bringing more dynamism to the accomplishment and presentation of works. These environments served as a source of research, discussion and dissemination of works made by students of E. E. B. Professor Maura de Senna Pereira. As the blog and Facebook are free and comprehensive web 2.0 tools, the intention was to use them to streamline Portuguese language classes. During the project execution and analysis, the qualitative approach was used. Keywords: Virtual Environments. Blog Facebook. Teaching. Learning.Videira, SCQuarezemin, SandraReis, Lívia de MelloUniversidade Federal de Santa CatarinaBerta, Luciane Zortéa2019-11-08T13:27:58Z2019-11-08T13:27:58Z2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T13:27:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-08T13:27:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
title |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
spellingShingle |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar Berta, Luciane Zortéa Ambientes virtuais Blog Ensino Aprendizagem |
title_short |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
title_full |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
title_fullStr |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
title_sort |
Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar |
author |
Berta, Luciane Zortéa |
author_facet |
Berta, Luciane Zortéa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quarezemin, Sandra Reis, Lívia de Mello Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berta, Luciane Zortéa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais Blog Ensino Aprendizagem |
topic |
Ambientes virtuais Blog Ensino Aprendizagem |
description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-08T13:27:58Z 2019-11-08T13:27:58Z 2019-08-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201506 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Videira, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Videira, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652063905677312 |