O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravante, Eliane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190697
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_297116d937d855b952afee8b90a310a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190697
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFioravante, ElianeCunha, Miriam Figueiredo Vieira daAgustín Lacruz, María del Carmen2018-10-20T04:05:50Z2018-10-20T04:05:50Z2018357824https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190697Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.O estudo pretendeu conhecer o sentido de biblioteca escolar para alunos de escolas públicas estaduais de Santa Catarina prestes a concluírem a educação básica. O referencial teórico-epistemológico é a Fenomenologia Social de Alfred Schutz, associada ao processualismo sócio-histórico de Norbert Elias e ao construcionismo social de Peter Berger e Thomas Luckmann. Na fundamentação conceitual, discorre sobre a história da biblioteca escolar no Ocidente, uma parte dela no Brasil, envolvendo o direito à educação e à informação e o papel das instituições sociais e profissionais para garantir tal direito. Na fundamentação metodológica, utiliza a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. A pesquisa envolveu 24 alunos, de 12 escolas públicas estaduais de Santa Catarina, distribuídos nos dois municípios mais populosos de cada uma das seis mesorregiões desse Estado. Recolheu dados por meio de entrevista, questionários, um diário de visitas e da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Para tratamento e análise dos dados das entrevistas, utilizou a técnica do Discurso o Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre. O discurso coletivo sinaliza aspectos relevantes da trajetória do sujeito coletivo aluno e de sua formação básica envolvendo a biblioteca da escola às ações mais recentes relacionadas a esta unidade. Apresenta razões e intenções nas ações do sujeito coletivo, vinculadas ao sentido que dá à biblioteca escolar. Para esse sujeito coletivo que permaneceu onze anos da educação básica em uma mesma escola com biblioteca, ela é lugar que mantém o livro: que marcou sua biografia nas séries iniciais; que utilizou para trabalhos e pesquisas; que leu por obrigação ou por prazer; didático que buscou para uso em sala de aula; que viu trancado em armário. A biblioteca escolar é o lugar onde ele encontra esse objeto que viabiliza descobertas. Também o viabiliza a aprender mais, viajar , fugir do que lhe é imposto, exercitar a mente, aprender a gostar de ler, entre outras coisas. Contudo, o sujeito vê na biblioteca sinais de abandono por falta de recursos, livros novos e variados, pessoal para administrá-la, espaço físico mais amplo, conforto e acesso à internet, por exemplo. O Discurso do Sujeito Coletivo, também registra que os professores sejam alertados para que os alunos utilizem a biblioteca, porque ela está esquecida.Abstract : The study aimed at knowing the sense of school library for senior students from state public schools in Santa Catarina. The theoretical-epistemological referential is the social phenomenology of Alfred Schutz, associated with the socio-historical process of Norbert Elias and the social constructionism of Peter Berger and Thomas Luckmann. The conceptual foundation discusses the history of school education in the West, a part of it in Brazil, involving the right to education and information, and the role of social and professional institutions to guarantee this right. In the methodological foundation, the Theory of Social Representations of Serge Moscovici was employed. The research involved 24 students from 12 public state schools in Santa Catarina, distributed in the two most populous cities from the six regions of the state. Data were collected through interviews, questionnaires, a journal, and the analysis of the schools Political Pedagogical Project (PPP). For the treatment and analysis of the data collected through the interview, a Lefèvre and Lefèvre Collective Subject Discourse (DSC) technique was used. The collective discourse signals relevant aspects of the trajectory of the collective subject "student" and its basic training involving the school library, to the most recent school actions related to this unit. It presents reasons and intentions in the actions of the collective subject, linked to the sense that he/she gives to a school library. For this collective subject who has remained eleven years of the basic education in the same school with a library, the library is a book place: a book that marks your biography in the initial stages of schooling when presented to reading, a book that used for papers and research; a book of literature book which read because student was obliged or because he enjoyed; textbook for everyday use of the student who is kept in the library; and textbook from the technical school reserve, also kept in the library. The school library is the place where the student finds this object that enables discoveries. It also enables the subject to learn more, to travel , to escape from what is imposed to him, to exercise the mind, to learn to like to read, among other things. However, the subject sees in the library signs of abandonment due to the lack of resources, new and varied books, personnel to manage it, bigger physical space, comfort, and access to the internet, for instance. The Collective Subject Discourse also records that teachers are advised to have students use the library, because it is forgotten.568 p.| il.porCiência da informaçãoBiblioteconomiaBibliotecas escolaresO sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandonoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0183-T.pdfPCIN0183-T.pdfapplication/pdf3581757https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/190697/-1/PCIN0183-T.pdf5f9025be14e0ea0c751ab335ccd67266MD5-1123456789/1906972018-10-20 01:05:51.069oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190697Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-20T04:05:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
title O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
spellingShingle O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
Fioravante, Eliane
Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecas escolares
title_short O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
title_full O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
title_fullStr O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
title_full_unstemmed O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
title_sort O sentido de biblioteca escolar expresso por alunos de escolas públicas de Santa Catarina: entre livros, descobertas, refúgio e abandono
author Fioravante, Eliane
author_facet Fioravante, Eliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravante, Eliane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Miriam Figueiredo Vieira da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Agustín Lacruz, María del Carmen
contributor_str_mv Cunha, Miriam Figueiredo Vieira da
Agustín Lacruz, María del Carmen
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecas escolares
topic Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecas escolares
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T04:05:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-20T04:05:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190697
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 357824
identifier_str_mv 357824
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 568 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/190697/-1/PCIN0183-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f9025be14e0ea0c751ab335ccd67266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805332854571008