A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Cleber da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199001
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_29743675e351ab7663351cddf09a6adf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199001
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos LattesCiência da informaçãoProfessores e alunosComunicação na ciênciaEnsino superiorProdução científicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.O crescimento da produção científica vem se intensificando a cada dia.Artigos e outros meios de comunicação científica são grandes disseminadores do que é desenvolvido nas diversas esferas do conhecimento. No mundo grande parte do que é desenvolvido em ciência provém do setor privado, empresas e grandes investidores. No Brasil o governo é o maior fomentador da ciência, sendo grande parte da produção científica oriunda das Universidades Públicas, mais especificamente dos cursos de Pós-graduação. Desta maneira questiona-se a relação criada a partir da parceria doutorando-orientador e qual a sua participação na produção científica nos cursos de pós-graduação na Ciência da Informação? Como objetivo, esta pesquisa busca analisar a relação doutorando-orientador na Ciência da Informação e sua participação na produção científica da Área, por meio dos currículos Lattes dos doutorandos, utilizando como corpus de pesquisa as teses contidas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BDTD da CAPES), na área de Ciência da Informação, no período de 2008 a 2012. Como objetivos específicos busca-se: a) Analisar parcerias na produção científica doutorando-orientador; b) Visualizar a coprodução doutorando-orientador durante e depois do doutoramento; c) Verificar a evolução da produção científica dos doutores relacionados após o doutorado; d) Assinalar a relação profissional doutorando-orientador por meio da participação em bancas; e) Comparar os resultados dos objetivos anteriores traçando perfil de produção durante o doutoramento e a relação doutorando-orientador. Como base para pesquisa utiliza-se como referencial teórico os conceitos de comunicação científica, Ciência da Informação e a pós-graduação no Brasil, a relação doutorando-orientador e os estudos métricos da informação (EMI) (bibliometria, cientometria, informetria, webometria, webmetria, cibermetria e altmetria). Metodologicamente a pesquisa apresenta quanto a sua abordagem caráter quantitativo e qualitativo, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos apresenta caráter bibliográfico e documental. Ao fazer a busca no BDTD da CAPES chegou-se ao corpus de pesquisa de 180 teses, sendo reduzido a 173, após a busca dos currículos Lattes. Lançando mão dos conceitos de EMI (Bibliometria e Cientometria), foi feita a tabulação e análise dos dados após a extração dos currículos Lattes para atender os objetivos da pesquisa.Como resultado verificou-se baixa incidência de parceria com os orientadores na produção científica, assim como na participação em eventos e bancas. Também ficou evidente a evolução produtiva pós-doutorado entre grande parte dos doutorandos, com pouca incidência em bancas de avaliação.Abstract : The growth of scientific production is intensifying every day. Articles and other means of scientific communication are great disseminators of what is developed in the various spheres of knowledge. In the world much of what is developed in science comes from the private sector, companies and large investors. In Brazil, the government is the greatest fomenter of science, being a great part of the scientific production coming from the Public Universities, more specifically of the Postgraduate courses. In this way, the relationship created from the Doctoral-Advisor partnership is questioned and what is its participation in the scientific production in the post-graduate courses in Information Science? As a goal, this research seeks to analyze the Doctoral-Advisor relationship in Information Science and its participation in the scientific production of the Area, through the Lattes curricula of the doctoral students, using as corpus of research the theses contained in the Bank of Thesis and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (BDTD of CAPES), in the area of Information Science, from 2008 to 2012. Specific objectives are: a) To analyze partnerships in the scientific production of doctoral-advisors; b) To visualize the doctoral-advisor coproduction during and after the doctorate; c) To verify the evolution of the scientific production of related doctors after the doctorate; d) Indicate the professional relationship doctoral-advisor through the participation in pews; e) To compare the results of the previous objectives, outlining the production profile during the doctorate and the doctoral-advisor relationship. As a basis for research, the concepts of scientific communication, Information Science and postgraduate studies in Brazil, the doctoral-advisor relationship and the metrics of information (EMI) (bibliometry, scientometry, informetria, webometry, webmetry, cybermetry and altmetry). Methodologically the research presents as a quantitative and qualitative approach, as far as the objectives as exploratory and descriptive, and as far as the procedures presents bibliographical and documentary character. When doing the search in the BDTD of CAPES reached the corpus of research of 180 theses, being reduced to 173, after the search Lattes curricula. Using the concepts of EMI (Bibliometrics and Scientometrics), the data were tabulated and analyzed after extracting Lattes curricula to meet the research objectives. As a result, there was a low incidence of partnership with the supervisors in the scientific production, as well as participation in events and newsstands. It was also evident the post-doctoral production evolution among a large number of doctoral students, with little incidence in evaluation booths.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaAndré, Cleber da Silva2019-07-25T12:27:05Z2019-07-25T12:27:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362201https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199001porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:27:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:27:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
title A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
spellingShingle A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
André, Cleber da Silva
Ciência da informação
Professores e alunos
Comunicação na ciência
Ensino superior
Produção científica
title_short A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
title_full A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
title_fullStr A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
title_full_unstemmed A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
title_sort A relação doutorando-orientador na ciência da informação: uma análise por meio dos currículos Lattes
author André, Cleber da Silva
author_facet André, Cleber da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Adilson Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Cleber da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Professores e alunos
Comunicação na ciência
Ensino superior
Produção científica
topic Ciência da informação
Professores e alunos
Comunicação na ciência
Ensino superior
Produção científica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T12:27:05Z
2019-07-25T12:27:05Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362201
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199001
identifier_str_mv 362201
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652086655582208