A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basei, Ana Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821
Resumo: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162
id UFSC_2a386051ed1880240181549d8116905a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204821
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880Formação de professoresÁlgebraEscola NormalProgramas de ensinoDisponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162Este texto analisa os ensinos de matemática ministrados na Escola Normal de São Paulo na década de 1880. Em particular, no uso de documentação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o estudo atém-se aos conteúdos algébricos presentes na formação de professores primários. Que finalidades justificaram a introdução de conteúdos algébricos na formação de professores primários? A resposta para a questão advém da análise dos ensinos de Aritmética e de Geometria, que tinham a mesma finalidade daquele dado no curso secundário: a propedêutica para a escolaridade superior. Desse modo, por imitação da cultura não profissional do curso secundário, a Escola Normal de São Paulo formou os seus professores para darem aulas para crianças no âmbito de uma concepção disciplinar dos estudos de matemática. Tal é a resposta para justificar a presença dos conteúdos algébricos na formação dos professorandos.Cocar2020-03-13T17:59:22Z2020-03-13T17:59:22Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019.2237-0315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821Basei, Ana MariaValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T17:59:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204821Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T17:59:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
title A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
spellingShingle A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
Basei, Ana Maria
Formação de professores
Álgebra
Escola Normal
Programas de ensino
title_short A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
title_full A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
title_fullStr A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
title_full_unstemmed A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
title_sort A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
author Basei, Ana Maria
author_facet Basei, Ana Maria
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basei, Ana Maria
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Álgebra
Escola Normal
Programas de ensino
topic Formação de professores
Álgebra
Escola Normal
Programas de ensino
description Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05
2020-03-13T17:59:22Z
2020-03-13T17:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019.
2237-0315
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821
identifier_str_mv BASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019.
2237-0315
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cocar
publisher.none.fl_str_mv Cocar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037887361024