A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821 |
Resumo: | Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162 |
id |
UFSC_2a386051ed1880240181549d8116905a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204821 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880Formação de professoresÁlgebraEscola NormalProgramas de ensinoDisponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162Este texto analisa os ensinos de matemática ministrados na Escola Normal de São Paulo na década de 1880. Em particular, no uso de documentação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o estudo atém-se aos conteúdos algébricos presentes na formação de professores primários. Que finalidades justificaram a introdução de conteúdos algébricos na formação de professores primários? A resposta para a questão advém da análise dos ensinos de Aritmética e de Geometria, que tinham a mesma finalidade daquele dado no curso secundário: a propedêutica para a escolaridade superior. Desse modo, por imitação da cultura não profissional do curso secundário, a Escola Normal de São Paulo formou os seus professores para darem aulas para crianças no âmbito de uma concepção disciplinar dos estudos de matemática. Tal é a resposta para justificar a presença dos conteúdos algébricos na formação dos professorandos.Cocar2020-03-13T17:59:22Z2020-03-13T17:59:22Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019.2237-0315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821Basei, Ana MariaValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T17:59:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204821Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-13T17:59:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
title |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
spellingShingle |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 Basei, Ana Maria Formação de professores Álgebra Escola Normal Programas de ensino |
title_short |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
title_full |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
title_fullStr |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
title_full_unstemmed |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
title_sort |
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880 |
author |
Basei, Ana Maria |
author_facet |
Basei, Ana Maria Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Wagner Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basei, Ana Maria Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Álgebra Escola Normal Programas de ensino |
topic |
Formação de professores Álgebra Escola Normal Programas de ensino |
description |
Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2478/1162 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05 2020-03-13T17:59:22Z 2020-03-13T17:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019. 2237-0315 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821 |
identifier_str_mv |
BASEI, A. M. ; VALENTE, W. R. . A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 118-135, 2019. 2237-0315 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cocar |
publisher.none.fl_str_mv |
Cocar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652037887361024 |