Processos e dinâmicas de institucionalização da álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares, São Paulo (1880-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basei, Ana Maria [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9864030
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64739
Resumo: Este texto é o resultado de uma investigação no âmbito da História da Educação Matemática. A pesquisa, centrada no estado de São Paulo, examinou processos e dinâmicas de institucionalização da álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares no período de 1880 a 1911. Essa periodização abarca a terceira fundação da Escola Normal de São Paulo, em 1880, a criação das escolas complementares – principal meio de qualificação de docentes no período –, até 1911, quando foram convertidas em escolas normais primárias. Sob a ótica da História Cultural e conceitos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, da Universidade de Genebra na Suíça, acerca da compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, analisaram-se diferentes fontes como legislação, relatórios da direção da Escola Normal, atas da Congregação de Professores, programas de ensino, jornais e compêndios de Álgebra. A análise do material empírico possibilitou caracterizar três etapas dessa institucionalização, bem como identificar o papel exercido pelos professores de matemática nesse processo. Na primeira etapa, correspondente à década de 1880, na ausência da rubrica, conteúdos algébricos faziam parte dos ensinos teóricos de Aritmética e Geometria. A introdução dos conteúdos algébricos na formação de normalistas estava associada à representação do próprio curso normal da época, em termos da formação disciplinar, da formação em matemática. A segunda etapa da institucionalização da Álgebra na formação de professores do curso primário, que envolve o período dos anos 1890 a 1895, é caracterizada pela inclusão da rubrica no curso normal, pelo aumento progressivo da sua carga horária e pela sistematização das representações dos professores Godofredo Furtado e Azevedo Soares nos programas, nos pontos de exames e na escolha dos compêndios. A terceira etapa iniciou-se no ano de 1895, quando foi instalada a Escola Complementar Anexa à Escola Normal de São Paulo. Essa etapa é caracterizada pela depuração, pela constituição dos primeiros passos de uma álgebra para ensinar, fruto das experiências dos docentes dessa rubrica e sua sistematização em obra didática para a formação de professores.
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Sob a ótica da História Cultural e conceitos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, da Universidade de Genebra na Suíça, acerca da compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, analisaram-se diferentes fontes como legislação, relatórios da direção da Escola Normal, atas da Congregação de Professores, programas de ensino, jornais e compêndios de Álgebra. A análise do material empírico possibilitou caracterizar três etapas dessa institucionalização, bem como identificar o papel exercido pelos professores de matemática nesse processo. Na primeira etapa, correspondente à década de 1880, na ausência da rubrica, conteúdos algébricos faziam parte dos ensinos teóricos de Aritmética e Geometria. A introdução dos conteúdos algébricos na formação de normalistas estava associada à representação do próprio curso normal da época, em termos da formação disciplinar, da formação em matemática. A segunda etapa da institucionalização da Álgebra na formação de professores do curso primário, que envolve o período dos anos 1890 a 1895, é caracterizada pela inclusão da rubrica no curso normal, pelo aumento progressivo da sua carga horária e pela sistematização das representações dos professores Godofredo Furtado e Azevedo Soares nos programas, nos pontos de exames e na escolha dos compêndios. A terceira etapa iniciou-se no ano de 1895, quando foi instalada a Escola Complementar Anexa à Escola Normal de São Paulo. Essa etapa é caracterizada pela depuração, pela constituição dos primeiros passos de uma álgebra para ensinar, fruto das experiências dos docentes dessa rubrica e sua sistematização em obra didática para a formação de professores.The present text is the result of an investigation in the scope of the History of Mathematics Education. The research focuses on São Paulo state and evaluates the processes and dynamics of algebra institutionalization in teacher training for primary education from 1880 until 1911. This period of time comprehends the third foundation of Normal School of São Paulo in 1880, passing through the creation of the Complementary schools – the main means of teacher qualification in that time – until 1911, with the conversion to Primary Normal schools. From the viewpoint of Cultural History and concepts from the Swiss research group, Social History of Education, that consider the historic understatement of teaching knowledge,the present research analyses legislation, reports from of the director of the Normal School, minutes of the Congregation of Teachers, programs of this discipline, newspapers and Algebra compendiums. From this analysis, it was possible to characterize three periods of the Institutionalization and identify the mathematics teacher's role in this process. In the first period, correspondent to the 1880's decade, in the absence of rubric, algebraic contents was a part of the theoretical contents of Arithmetic and Geometry. The introduction of algebraic contents in normalist formation was associated with the representation of the Normal course per se being only a discipline necessary for mathematics formation. The second part, in the interval between 1890 and 1895, is characterized by the inclusion of the rubrics at normal course, the progressive increase of workload and the systematization of the representations from Professors Godofredo Furtado and Azevedo Soares in the programs, in the evaluation topics and in the choice of the compendiums. The third part begins in 1895 with the installation of the Complementary School associated with the Normal School in the capital. This period is characterized by the arising for the constitution of the first steps in teaching the "algebra for teaching", a result of the teacher experiences with this rubric and its systematization in didactic material for teacher formation.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)194 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Escola NormalEscola ComplementarFormação De ProfessorÁlgebraNormal SchoolTeacher TrainingAlgebraProcessos e dinâmicas de institucionalização da álgebra na formação de professores dos primeiros anos escolares, São Paulo (1880-1911)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeEducação, Linguagens E Processos FormativosORIGINALANA MARIA BASEI.pdfANA MARIA BASEI.pdfapplication/pdf4851025${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64739/1/ANA%20MARIA%20BASEI.pdfe8ba819f767afdb42bfd967e86ff2adbMD51open accessTEXTANA MARIA BASEI.pdf.txtANA MARIA BASEI.pdf.txtExtracted texttext/plain484061${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64739/8/ANA%20MARIA%20BASEI.pdf.txtac2b60845db03fd64a411c526759c69fMD58open accessTHUMBNAILANA MARIA BASEI.pdf.jpgANA MARIA BASEI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3878${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64739/10/ANA%20MARIA%20BASEI.pdf.jpg77e47014b765114b5145ba73d3855070MD510open access11600/647392023-05-15 10:56:10.898open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64739Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:56:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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