AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcia Maria Machado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Wilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190477
Resumo: A inserção da mulher no mundo do trabalho e as recorrentes lutas por direitos iguais (tais como voto, o acesso ao ensino superior, a produção acadêmica e a profissionalização), trouxeram à tona a discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: Quais são as relações de gênero presentes na gestão feminina e masculina? O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações de gênero presentes nos cargos de coordenação da Faculdade Cearense (FAC). Dessa forma, têm-se como objetivos específicos: identificar o perfil dos/as gestores/as da faculdade; verificar a percepção dos coordenadores acerca das relações de gênero; identificar se existem diferenças entre a gestão feminina e a gestão masculina; compreender as relações de gênero existentes no âmbito organizacional. Através de entrevistas realizadas aos gestores e gestoras, como também por meio da análise do referencial teórico, apreendeu-se que as relações de gênero se manifestam no espaço organizacional das mais variadas formas, seja: na atuação dos/as gestores, no preconceito e discriminação enfrentados pelas mulheres, pelos papeis e atribuições diferenciados associados para cada sexo no espaço de trabalho, pela dificuldade das mulheres em conciliar a vida pessoal com a profissional, dentre outras.
id UFSC_2a6d20d007e6f9c11d488c041ded041d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190477
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)A inserção da mulher no mundo do trabalho e as recorrentes lutas por direitos iguais (tais como voto, o acesso ao ensino superior, a produção acadêmica e a profissionalização), trouxeram à tona a discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: Quais são as relações de gênero presentes na gestão feminina e masculina? O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações de gênero presentes nos cargos de coordenação da Faculdade Cearense (FAC). Dessa forma, têm-se como objetivos específicos: identificar o perfil dos/as gestores/as da faculdade; verificar a percepção dos coordenadores acerca das relações de gênero; identificar se existem diferenças entre a gestão feminina e a gestão masculina; compreender as relações de gênero existentes no âmbito organizacional. Através de entrevistas realizadas aos gestores e gestoras, como também por meio da análise do referencial teórico, apreendeu-se que as relações de gênero se manifestam no espaço organizacional das mais variadas formas, seja: na atuação dos/as gestores, no preconceito e discriminação enfrentados pelas mulheres, pelos papeis e atribuições diferenciados associados para cada sexo no espaço de trabalho, pela dificuldade das mulheres em conciliar a vida pessoal com a profissional, dentre outras.INPEAU/UFSC2018-10-16T13:37:24Z2018-10-16T13:37:24Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190477Freitas, Marcia Maria MachadoFreitas, Wiltonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T13:37:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T13:37:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
title AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
spellingShingle AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
Freitas, Marcia Maria Machado
title_short AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
title_full AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
title_fullStr AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
title_sort AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS CARGOS DE GESTÃO DA FACULDADE CEARENSE (FAC)
author Freitas, Marcia Maria Machado
author_facet Freitas, Marcia Maria Machado
Freitas, Wilton
author_role author
author2 Freitas, Wilton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcia Maria Machado
Freitas, Wilton
description A inserção da mulher no mundo do trabalho e as recorrentes lutas por direitos iguais (tais como voto, o acesso ao ensino superior, a produção acadêmica e a profissionalização), trouxeram à tona a discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: Quais são as relações de gênero presentes na gestão feminina e masculina? O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações de gênero presentes nos cargos de coordenação da Faculdade Cearense (FAC). Dessa forma, têm-se como objetivos específicos: identificar o perfil dos/as gestores/as da faculdade; verificar a percepção dos coordenadores acerca das relações de gênero; identificar se existem diferenças entre a gestão feminina e a gestão masculina; compreender as relações de gênero existentes no âmbito organizacional. Através de entrevistas realizadas aos gestores e gestoras, como também por meio da análise do referencial teórico, apreendeu-se que as relações de gênero se manifestam no espaço organizacional das mais variadas formas, seja: na atuação dos/as gestores, no preconceito e discriminação enfrentados pelas mulheres, pelos papeis e atribuições diferenciados associados para cada sexo no espaço de trabalho, pela dificuldade das mulheres em conciliar a vida pessoal com a profissional, dentre outras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T13:37:24Z
2018-10-16T13:37:24Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190477
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652243886407680