Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125718 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_2a735873cb2079790873815aaefe6703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/125718 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007PreçoSetor VarejistaConcorrênciaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisA eficiência na gestão de uma empresa, seja, ela do setor publico, ou privado, industrial ou varejista, requer planejamento. Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas à se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função. Além disso, o preço é um dos principais determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. É um dos elementos chave para alcançar o volume de venda desejado, e por conseqüência tem um grande impacto nos lucros das empresas. Nesse sentido, o presente trabalho, analisa a formação do preço dos produtos em supermercados, e procura identificar variáveis, que influenciam as decisões de apreçamento nesse tipo de organização. Para atingir o objetivo proposto, foram abordados os principais métodos na opinião de alguns autores, para a formação do preço de venda de um produto, e nesse sentido, o estudo faz ponderações em relação aos riscos da formação do preço de venda pelos métodos analisados. A partir deste estudo, demonstrou-se através de um estudo de caso, para identificar como é formado o preço de um produto em um Supermercado da grande Florianópolis, vale salientar que: como se trata de um mercado altamente competitivo, a empresa não aceitou a divulgação de alguns dados e se restringiram apenas a comentar quais são as estratégias gerais utilizadas para o apreçamento do produto. A coleta de dados deu se através de uma entrevista com o Gerente do Setor comercial da empresa. O estudo de caso apresentado, demonstrou que além do uso do mark-up, a empresa utiliza outras estratégias para a formar seu preço de venda, porém de acordo com a teoria proposta, tal método apresenta limitações que podem ao longo prazo, prejudicar o alcance dos objetivos de rentabilidade e participação de mercado do supermercado analisado.FlorianópolisDucati, ErvesUniversidade Federal de Santa Catarina.Antonio, Geovane Airton2014-10-01T15:30:40Z2014-10-01T15:30:40Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125718porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-01T15:30:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/125718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-10-01T15:30:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
title |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
spellingShingle |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 Antonio, Geovane Airton Preço Setor Varejista Concorrência |
title_short |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
title_full |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
title_fullStr |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
title_full_unstemmed |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
title_sort |
Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007 |
author |
Antonio, Geovane Airton |
author_facet |
Antonio, Geovane Airton |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ducati, Erves Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio, Geovane Airton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preço Setor Varejista Concorrência |
topic |
Preço Setor Varejista Concorrência |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2014-10-01T15:30:40Z 2014-10-01T15:30:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125718 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 54 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204563759104 |