A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS ESTÁGIÁRIOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37034 |
Resumo: | A implementação obrigatória do Estágio de Docência na universidade brasileira, desde 1999, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, para os alunos bolsistas dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, foi concebida como estratégia de preparação do futuro docente. Embora seja polêmica, pouco se escreveu e pesquisou sobre esta política. Pela oportunidade da experiência e da possibilidade de reflexão é que desenvolvemos a presente pesquisa sobre o processo de construção do Estágio de Docência na Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando os sujeitos vinculados diretamente a esse processo, buscamos a partir da observação e da experiência dos estagiários de docência, descrever e analisar a preparação do futuro docente nessa modalidade de Estágio. A amostra contemplou os alunos matriculados em Estágio nos últimos cinco anos. A coleta e o tratamento dos dados ocorreu por meio da elaboração de um questionário, seguida da aplicação e análise destes. Identificamos uma falta de conhecimento, planejamento e delimitação das atividades relacionadas ao estagiário docente. Concluímos ser necessário o aperfeiçoamento dos documentos referentes ao Estágio de Docência (política de formação) no horizonte da qualificação da formação do futuro docente. |
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