Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação.
id UFSC_2ae638216913c5ae39e5715b2ffa97bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83762
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimentoInformaticaCiência da computaçãoEducaçãoInovações tecnológicasAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação.Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais.Florianópolis, SCMaia, Luiz Fernando JacinthoUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Tânia Aparecida Furtado de2012-10-20T03:09:49Z2012-10-20T03:09:49Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 115 f.| il., tabs.application/pdf188848http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T05:10:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83762Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:10:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
title Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
spellingShingle Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
Informatica
Ciência da computação
Educação
Inovações tecnológicas
Aprendizagem
title_short Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
title_full Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
title_fullStr Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
title_full_unstemmed Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
title_sort Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
author Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
author_facet Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Luiz Fernando Jacintho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tânia Aparecida Furtado de
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Educação
Inovações tecnológicas
Aprendizagem
topic Informatica
Ciência da computação
Educação
Inovações tecnológicas
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T03:09:49Z
2012-10-20T03:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188848
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
identifier_str_mv 188848
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iii, 115 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042053091622912