Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_2ae638216913c5ae39e5715b2ffa97bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83762 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimentoInformaticaCiência da computaçãoEducaçãoInovações tecnológicasAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação.Este trabalho de dissertação aborda uma análise qualitativa entre as relações virtuais e presenciais no processo ensino/apredizagem. Baseando-se em um experimento realizado em uma turma de um curso superior de pedagogia, dividida em dois grupos: o primeiro manteve, durante todo o experimento, apenas relações presenciais com o professor; e o segundo grupo, apenas relações virtuais. Na análise, decorrente do experimento, constatou-se a necessidade do uso conjunto das relações virtuais e presenciais como a melhor forma de aproveitamento do uso da tecnologia da informação e da comunicação, reforçando o paradigma da Informática na Educação. Observou-se, também, que no grupo cujas relações eram apenas virtuais, uma demanda de relações presenciais, bem como no outro grupo, com relações apenas presenciais, uma demanda de relações virtuais. É como se cada grupo tivesse algo a perder: a ausência física do professor, no grupo das relações virtuais, em um certo "atraso" tecnológico, no grupo de relações presenciais.Florianópolis, SCMaia, Luiz Fernando JacinthoUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Tânia Aparecida Furtado de2012-10-20T03:09:49Z2012-10-20T03:09:49Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 115 f.| il., tabs.application/pdf188848http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T05:10:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83762Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:10:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
title |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
spellingShingle |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento Sousa, Tânia Aparecida Furtado de Informatica Ciência da computação Educação Inovações tecnológicas Aprendizagem |
title_short |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
title_full |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
title_fullStr |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
title_full_unstemmed |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
title_sort |
Alguns aspectos das relações virtuais no processo de aprendizagem: um experimento |
author |
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de |
author_facet |
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Luiz Fernando Jacintho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Tânia Aparecida Furtado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Educação Inovações tecnológicas Aprendizagem |
topic |
Informatica Ciência da computação Educação Inovações tecnológicas Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T03:09:49Z 2012-10-20T03:09:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188848 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762 |
identifier_str_mv |
188848 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iii, 115 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042053091622912 |