Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debrassi, Patrícia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
id UFSC_2b0f6aa23974c4d880689bde4e8c154d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234492
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãosPermaculturaPermaculturePrincípios Éticos e de PlanejamentoPermaculture ethics an design principlesLeitura da PaisagemLandscape readingTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.O Brincar de Permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos, teve como intenção contribuir com estratégias pedagógicas para a realização do planejamento permacultural inicial de uma determinada área territorial a partir da Leitura da Paisagem e do Mapeamento dos Setores. Foram confeccionados o Livro Interativo e o Diário Permacultural, analógico e virtual (pelo google forms) para serem utilizados por um/a mediador/a com conhecimento básico em Permacultura, como ferramenta de ensino-aprendizagem para um grupo de pessoas interessadas em aprender sobre esta ciência. A proposta de intervenção pedagógica sugere que o/a mediador/a, antes de introduzir o estudo de cada um dos conceitos da permacultura, faça uma Sondagem, para verificar quais são os conhecimentos do grupo referente aos conceitos e ao final do estudo de cada conceito, que a aprendizagem seja registrada e comparada com a Sondagem. Sendo assim, identificará como e quais foram os avanços sobre o conceito estudado. A confecção do Livro Interativo e do Diário Permacultural, o conteúdo e a forma de utilizar o material foram descritas detalhadamente com o intuito de auxiliar o mediador/a afazer uso desses recursos pedagógicos na forma de um Guia. O Diário Permacultural, dividido em seções e subseções, está destinado à sistematização dos registros realizados antes, durante e após a leitura do Livro Interativo. Pode cumprir a função de um caderno para anotar fontes de consultas, materiais estudados ou encontrados pelo caminho, histórias e narrativas de vizinhos, análises, dúvidas, imagens etc. O Livro Interativo, em 15 folhas de papel cartão Kraft, propõe a utilização de jogos de mesa para introduzir os conceitos da Permacultura, dos Princípios Éticos e de Planejamento, sobre Lógica do Planejamento Permacultura, de Leitura da Paisagem e Mapeamento dos Setores e na compreensão dos Elementos. O Livro Interativo faz uso de jogos de construção para definir o território onde será feito o planejamento permacultural, alocar os elementos na maquete que representará em escala o território escolhido pelo grupo e encontrar a posição relativas dos elementos na paisagem. O Brincar de Permaculturar foi projetado e confeccionado, todavia, pelo contexto da Pandemia da COVID-19, não chegou a ser utilizado com um grupo de pessoas. Fica a sugestão de que seja feito um estudo aplicado, dando continuidade à qualificação desta ferramenta de ensino-aprendizagem da Permacultura.The Play of Permaculture: an educational path traced by the hands, aimed to contribute with pedagogical strategies for the realization of the initial permacultural planning of a determined territorial area from the Landscape Reading and the Sector Mapping. The Interactive Book and the Permacultural Diary, analog and virtual (by google forms) were created to be used by a mediator with basic knowledge in Permaculture, as a teaching-learning tool for a group of people interested in learning about this science. The pedagogical intervention proposal suggests that the mediator, before introducing the study of each of the permaculture concepts, carry out a survey to verify the group's knowledge regarding the concepts and at the end of the study of each concept , that the learning be recorded and compared with the Survey. Therefore, it will identify how and what were the advances on the studied concept. The making of the Interactive Book and the Permacultural Diary, the content and the way of using the material were described in detail with the aim of helping the mediator to make use of these pedagogical resources in the form of a Guide. The Permacultural Diary, divided into sections and subsections, is intended for the systematization of records made before, during and after reading the Interactive Book. It can fulfill the function of a notebook to write down sources of consultations, materials studied or found along the way, stories and narratives from neighbors, analyses, doubts, images, etc. The Interactive Book, on 15 sheets of Kraft paper, proposes the use of board games to introduce the concepts of Permaculture, Ethical and Planning Principles, on Permaculture Planning Logic, Landscape Reading and Sector Mapping and understanding of the Elements. The Interactive Book uses construction games to define the territory where the permacultural planning will be carried out, allocate the elements in the model that will represent the territory chosen by the group in scale and find the relative position of the elements in the landscape. Brincar de Permaculturar was designed and made, however, due to the context of the COVID-19 Pandemic, it was not used with a group of people. It is suggested that an applied study be carried out, giving continuity to the qualification of this teaching-learning tool of Permaculture.FlorianópolisPereira, Antonio Augusto AlvesMota, Jefferson PietroskiUniversidade Federal de Santa CatarinaDebrassi, Patrícia2022-05-18T18:29:28Z2022-05-18T18:29:28Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-18T18:29:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-18T18:29:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
title Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
spellingShingle Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
Debrassi, Patrícia
Permacultura
Permaculture
Princípios Éticos e de Planejamento
Permaculture ethics an design principles
Leitura da Paisagem
Landscape reading
title_short Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
title_full Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
title_fullStr Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
title_full_unstemmed Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
title_sort Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
author Debrassi, Patrícia
author_facet Debrassi, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Antonio Augusto Alves
Mota, Jefferson Pietroski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Debrassi, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura
Permaculture
Princípios Éticos e de Planejamento
Permaculture ethics an design principles
Leitura da Paisagem
Landscape reading
topic Permacultura
Permaculture
Princípios Éticos e de Planejamento
Permaculture ethics an design principles
Leitura da Paisagem
Landscape reading
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18T18:29:28Z
2022-05-18T18:29:28Z
2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652247511334912