Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura. |
id |
UFSC_2b0f6aa23974c4d880689bde4e8c154d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234492 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãosPermaculturaPermaculturePrincípios Éticos e de PlanejamentoPermaculture ethics an design principlesLeitura da PaisagemLandscape readingTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.O Brincar de Permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos, teve como intenção contribuir com estratégias pedagógicas para a realização do planejamento permacultural inicial de uma determinada área territorial a partir da Leitura da Paisagem e do Mapeamento dos Setores. Foram confeccionados o Livro Interativo e o Diário Permacultural, analógico e virtual (pelo google forms) para serem utilizados por um/a mediador/a com conhecimento básico em Permacultura, como ferramenta de ensino-aprendizagem para um grupo de pessoas interessadas em aprender sobre esta ciência. A proposta de intervenção pedagógica sugere que o/a mediador/a, antes de introduzir o estudo de cada um dos conceitos da permacultura, faça uma Sondagem, para verificar quais são os conhecimentos do grupo referente aos conceitos e ao final do estudo de cada conceito, que a aprendizagem seja registrada e comparada com a Sondagem. Sendo assim, identificará como e quais foram os avanços sobre o conceito estudado. A confecção do Livro Interativo e do Diário Permacultural, o conteúdo e a forma de utilizar o material foram descritas detalhadamente com o intuito de auxiliar o mediador/a afazer uso desses recursos pedagógicos na forma de um Guia. O Diário Permacultural, dividido em seções e subseções, está destinado à sistematização dos registros realizados antes, durante e após a leitura do Livro Interativo. Pode cumprir a função de um caderno para anotar fontes de consultas, materiais estudados ou encontrados pelo caminho, histórias e narrativas de vizinhos, análises, dúvidas, imagens etc. O Livro Interativo, em 15 folhas de papel cartão Kraft, propõe a utilização de jogos de mesa para introduzir os conceitos da Permacultura, dos Princípios Éticos e de Planejamento, sobre Lógica do Planejamento Permacultura, de Leitura da Paisagem e Mapeamento dos Setores e na compreensão dos Elementos. O Livro Interativo faz uso de jogos de construção para definir o território onde será feito o planejamento permacultural, alocar os elementos na maquete que representará em escala o território escolhido pelo grupo e encontrar a posição relativas dos elementos na paisagem. O Brincar de Permaculturar foi projetado e confeccionado, todavia, pelo contexto da Pandemia da COVID-19, não chegou a ser utilizado com um grupo de pessoas. Fica a sugestão de que seja feito um estudo aplicado, dando continuidade à qualificação desta ferramenta de ensino-aprendizagem da Permacultura.The Play of Permaculture: an educational path traced by the hands, aimed to contribute with pedagogical strategies for the realization of the initial permacultural planning of a determined territorial area from the Landscape Reading and the Sector Mapping. The Interactive Book and the Permacultural Diary, analog and virtual (by google forms) were created to be used by a mediator with basic knowledge in Permaculture, as a teaching-learning tool for a group of people interested in learning about this science. The pedagogical intervention proposal suggests that the mediator, before introducing the study of each of the permaculture concepts, carry out a survey to verify the group's knowledge regarding the concepts and at the end of the study of each concept , that the learning be recorded and compared with the Survey. Therefore, it will identify how and what were the advances on the studied concept. The making of the Interactive Book and the Permacultural Diary, the content and the way of using the material were described in detail with the aim of helping the mediator to make use of these pedagogical resources in the form of a Guide. The Permacultural Diary, divided into sections and subsections, is intended for the systematization of records made before, during and after reading the Interactive Book. It can fulfill the function of a notebook to write down sources of consultations, materials studied or found along the way, stories and narratives from neighbors, analyses, doubts, images, etc. The Interactive Book, on 15 sheets of Kraft paper, proposes the use of board games to introduce the concepts of Permaculture, Ethical and Planning Principles, on Permaculture Planning Logic, Landscape Reading and Sector Mapping and understanding of the Elements. The Interactive Book uses construction games to define the territory where the permacultural planning will be carried out, allocate the elements in the model that will represent the territory chosen by the group in scale and find the relative position of the elements in the landscape. Brincar de Permaculturar was designed and made, however, due to the context of the COVID-19 Pandemic, it was not used with a group of people. It is suggested that an applied study be carried out, giving continuity to the qualification of this teaching-learning tool of Permaculture.FlorianópolisPereira, Antonio Augusto AlvesMota, Jefferson PietroskiUniversidade Federal de Santa CatarinaDebrassi, Patrícia2022-05-18T18:29:28Z2022-05-18T18:29:28Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-18T18:29:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-18T18:29:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
title |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
spellingShingle |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos Debrassi, Patrícia Permacultura Permaculture Princípios Éticos e de Planejamento Permaculture ethics an design principles Leitura da Paisagem Landscape reading |
title_short |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
title_full |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
title_fullStr |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
title_full_unstemmed |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
title_sort |
Brincar de permaculturar: um caminho educacional traçado pelas mãos |
author |
Debrassi, Patrícia |
author_facet |
Debrassi, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Antonio Augusto Alves Mota, Jefferson Pietroski Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debrassi, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permacultura Permaculture Princípios Éticos e de Planejamento Permaculture ethics an design principles Leitura da Paisagem Landscape reading |
topic |
Permacultura Permaculture Princípios Éticos e de Planejamento Permaculture ethics an design principles Leitura da Paisagem Landscape reading |
description |
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-18T18:29:28Z 2022-05-18T18:29:28Z 2022-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652247511334912 |