Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_2b96f492464b571f4b0f0c3300c63acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95281 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTSEducação científica e tecnológicaCiênciaTecnologiaSociedadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011A literatura permite concluir que o Enfoque CTS tem como objetivo educacional a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica. Porém, muitas de suas propostas, na sala de aula ou na confecção de materiais didáticos, têm concentrado a abordagem de eventos ou temas de forma a privilegiar apenas o desenvolvimento de conceitos científicos ou o estabelecimento de debates político-filosóficos ligados a Ciência e a Sociedade. Um grande número de trabalhos considera a Tecnologia como objeto de ensino de forma a potencializar sua redução ao status de ciência aplicada, além de comprometer parte dos objetivos e intencionalidades educacionais da sigla como, por exemplo, a integração de saberes do campo da Ciência e da Tecnologia e suas influencias no campo Social. Mediante esses problemas, a presente pesquisa pretende apontar parâmetros que devam ser abordados em eventos ou temas utilizados no Enfoque CTS de forma a garantir a integração de conhecimentos científicos e tecnológicos e suas implicações sociais, bem como considerar uma concepção de Tecnologia longe de caracterizá-la como simples aplicação do conhecimento científico. Para eleger estes parâmetros são articulados os pressupostos teóricos da sigla com categorias de Alfabetização Científica e de Alfabetização Tecnológica. Na última parte da pesquisa, além de apresentar os parâmetros que devem ser identificados no evento ou tema de forma a satisfazer a abordagem em CTS, são realizados dois ensaios teóricos que buscam a validação dos parâmetros e, ao mesmo tempo, servir como exemplar na explicitação dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos eventos ou temas em questão.Florianópolis, SCCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaBocheco, Otávio2012-10-25T23:38:14Z2012-10-25T23:38:14Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 p.| il.application/pdf294999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:53:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:53:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
title |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
spellingShingle |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS Bocheco, Otávio Educação científica e tecnológica Ciência Tecnologia Sociedades |
title_short |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
title_full |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
title_fullStr |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
title_full_unstemmed |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
title_sort |
Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS |
author |
Bocheco, Otávio |
author_facet |
Bocheco, Otávio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocheco, Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Ciência Tecnologia Sociedades |
topic |
Educação científica e tecnológica Ciência Tecnologia Sociedades |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-25T23:38:14Z 2012-10-25T23:38:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
294999 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281 |
identifier_str_mv |
294999 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652047192424448 |