Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocheco, Otávio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_2b96f492464b571f4b0f0c3300c63acd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95281
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTSEducação científica e tecnológicaCiênciaTecnologiaSociedadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011A literatura permite concluir que o Enfoque CTS tem como objetivo educacional a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica. Porém, muitas de suas propostas, na sala de aula ou na confecção de materiais didáticos, têm concentrado a abordagem de eventos ou temas de forma a privilegiar apenas o desenvolvimento de conceitos científicos ou o estabelecimento de debates político-filosóficos ligados a Ciência e a Sociedade. Um grande número de trabalhos considera a Tecnologia como objeto de ensino de forma a potencializar sua redução ao status de ciência aplicada, além de comprometer parte dos objetivos e intencionalidades educacionais da sigla como, por exemplo, a integração de saberes do campo da Ciência e da Tecnologia e suas influencias no campo Social. Mediante esses problemas, a presente pesquisa pretende apontar parâmetros que devam ser abordados em eventos ou temas utilizados no Enfoque CTS de forma a garantir a integração de conhecimentos científicos e tecnológicos e suas implicações sociais, bem como considerar uma concepção de Tecnologia longe de caracterizá-la como simples aplicação do conhecimento científico. Para eleger estes parâmetros são articulados os pressupostos teóricos da sigla com categorias de Alfabetização Científica e de Alfabetização Tecnológica. Na última parte da pesquisa, além de apresentar os parâmetros que devem ser identificados no evento ou tema de forma a satisfazer a abordagem em CTS, são realizados dois ensaios teóricos que buscam a validação dos parâmetros e, ao mesmo tempo, servir como exemplar na explicitação dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos eventos ou temas em questão.Florianópolis, SCCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaBocheco, Otávio2012-10-25T23:38:14Z2012-10-25T23:38:14Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 p.| il.application/pdf294999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:53:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:53:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
title Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
spellingShingle Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
Bocheco, Otávio
Educação científica e tecnológica
Ciência
Tecnologia
Sociedades
title_short Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
title_full Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
title_fullStr Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
title_full_unstemmed Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
title_sort Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS
author Bocheco, Otávio
author_facet Bocheco, Otávio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocheco, Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Ciência
Tecnologia
Sociedades
topic Educação científica e tecnológica
Ciência
Tecnologia
Sociedades
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T23:38:14Z
2012-10-25T23:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 294999
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281
identifier_str_mv 294999
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047192424448