Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeiffer, Petra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171259
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_2beeaefbca170bd9e089d9da0bfef293
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171259
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de KanoSatisfação do consumidor, Modelo de Kano, Desenvolvimento de Produtos.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Oferecer produtos que estejam de acordo com a necessidades e os desejos dos consumidores é essencial para as empresas. Assim, o estudo de satisfação do consumidor é de extrema relevância, pois possibilita as organizações identificarem os pontos fortes e os pontos fracos de seus produtos. Hoje em dia, na chamada Era do Conhecimento, as mídias sociais estão presentes na vida das pessoas. Além de uma forma de lazer, as pessoas costumam compartilhar opiniões, experiências e expectativas sobre produtos por meio delas. Dessa forma, se torna oportuno avaliar o conteúdo disponível em mídias sociais, de forma a auxiliar as organizações a compreenderem o nível de satisfação dos consumidores para com os produtos. O professor Noriaki Kano, desenvolveu uma metodologia, o modelo de Kano, que faz a análise da satisfação do consumidor, de forma a classificar as funcionalidades de produtos e assim oferecer uma visão estratégica sobre onde deve ser investido, a fim de aumentar o nível de satisfação. Portanto, no presente trabalho foi desenvolvida uma metodologia que busca aplicar o modelo de Kano ao contexto de mídias sociais, a fim de verificar se essa análise pode cooperar para o desenvolvimento de novos produtos. Para a aplicação da metodologia foi escolhido o ramo de smartphones, devido a sua constante mudança tecnológica e a permeabilidade do produto no mercado. Foram analisados ao total 1800 comentários da plataforma Amazon, divididos entre nove modelos diferentes de smartphones. Os dados indicaram as funcionalidades descritas pelos usuários e, destas, analisou-se as duas com o maior número de respostas para a aplicação do método desenvolvido. Pode-se verificar a mudança do nível de satisfação ao longo dos anos de forma a concluir que a metodologia é aplicável dada as condições de contorno, podendo oferecer resultados interessantes para as organizações.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreRocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa Catarina.Pfeiffer, Petra2016-12-08T12:40:40Z2016-12-08T12:40:40Z2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171259porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-08T12:40:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-08T12:40:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
title Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
spellingShingle Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
Pfeiffer, Petra
Satisfação do consumidor, Modelo de Kano, Desenvolvimento de Produtos.
title_short Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
title_full Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
title_fullStr Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
title_full_unstemmed Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
title_sort Uso estratégico de mídias sociais no desenvolvimento de novos produtos: uma proposição de análise com o uso do modelo de Kano
author Pfeiffer, Petra
author_facet Pfeiffer, Petra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
Rocha, Rudimar Antunes da
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfeiffer, Petra
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor, Modelo de Kano, Desenvolvimento de Produtos.
topic Satisfação do consumidor, Modelo de Kano, Desenvolvimento de Produtos.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08T12:40:40Z
2016-12-08T12:40:40Z
2016-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171259
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652320300335104