O fenômeno da evasão discente: estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Francisco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192915
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
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spelling O fenômeno da evasão discente: estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa CatarinaAdministraçãoEvasão universitáriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.A evasão discente na graduação é um assunto abordado na gestão universitária, já a evasão no nível de pós-graduação não é discutida com a mesma frequência. A evasão discente pode ser definida como a saída definitiva do curso em que está matriculado, variando em i) saída compulsória, quando o aluno é desligado; ii) saída voluntária, quando o estudante desiste ou abandona o curso. Entre outros fatores, a importância de trabalhar o tema consiste em promover subsídios para contribuir no processo decisório da gestão universitária sobre evasão. Para isso, esta dissertação teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a evasão discente nos programas de pós-graduação em Administração do estado de Santa Catarina. Participaram cinco instituições de ensino superior: UFSC, UDESC, UNISUL, UNIVALI e FURB, totalizando sete programas de pós-graduação em Administração. O estudo foi empreendido metodologicamente sob o viés filosófico do realismo crítico, abordagem dedutiva, estratégia de pesquisa multicaso, com métodos mistos, num horizonte temporal transversal. Os dados coletados foram de natureza qualitativa, oriundos de entrevista com o representante de cada programa, consoante abordagem fenomenológica. E quantitativa, com aplicação de questionário aos desistentes. Os dados da entrevista denotam que os aspectos influenciadores do abandono podem ser agrupados em i) Acadêmicos, destacando a ausência de desafios por parte do orientador e falta de comprometimento por parte do discente; ii) Profissionais, com a falta de apoio e flexibilidade da empresa onde trabalha; iii) Pessoais, pela falta de planejamento de vida, má gestão do tempo, desconhecimento do habitus do programa, sobrecarga de responsabilidades, problemas de saúde; iv) Financeiros, devido a pouca disponibilidade de bolsas; v) Institucionais, na seleção de indivíduo sem perfil do programa. Entre as sugestões, propõe-se aprimorar a divulgação sobre o programa, aprimorar processo seletivo e implementar um sistema integrado de gerenciamento do desempenho estudantil (SIGEDE).Abstract : Dropout of undergraduate is a discussed subject in university management but not with the same frequency at graduate. Dropout can be defined as the definitive leaving of the course in which it is registered, varying in i) compulsory leaving, in case where the student is expelled; ii) voluntary leaving, in case where the student gives up or abandon the course. Among other factors, the importance of studying this subject is to promote subsidies to contribute to the decision-making process of university management about the dropout. Therefore, the objective of this dissertation was to analyze the factors that influence dropout in Administration graduate programs in the state of Santa Catarina. Five higher education institutions participated: UFSC, UDESC, UNISUL, UNIVALI and FURB, totaling seven Administration graduate programs. The study was made methodologically under a philosophical bias of critical realism, a deductive approach, with a multiple cases research strategy. The method consisted in the research of mixed methods, in a transverse temporal horizon. The data collected were of a qualitative nature, resulting from an interview with the representative of each graduate program, according to a phenomenological approach. It is also quantitative, with application of questionnaire to dropouts. The interview data indicate that the influencing aspects of dropout can be grouped in i) Academics, highlighting the absence of challenges on the part of the teacher and lack of commitment on the part of the student; ii) Professionals, with lack of support and flexibility of the company where they work; iii) Personal, due to lack of life planning, poor time management, lack of knowledge of the program, overload of responsibilities, health problems; iv) Financial, due to the low availability of scholarships; v) Institutional, in the selection of individual without profile for the program. Among the suggestions, it is proposed to improve the divulgation of the program, improve selection process and implement an integrated student performance management system (SIGEDE).Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Eduardo Francisco2019-01-10T03:01:17Z2019-01-10T03:01:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355578https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-10T03:01:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-10T03:01:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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