A evasão discente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marcelle Miranda Fortuci Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185602
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2017.
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spelling A evasão discente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa CatarinaCiênciaEvasão universitáriaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2017.A presente dissertação de Mestrado buscou identificar o perfil dos discentes evadidos no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2009 a 2015. A pesquisa foi quantitativa com base na revisão integrativa/bibliográfica e documental, sendo um estudo de caso com enfoque nas modalidades Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado. Para tanto foram utilizadas as bases de dados da CAPES (GEOCAPES) e da UFSC (CAPG), bem como registros existentes na Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Educação da UFSC. A evasão discente considerando os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFSC no período estudado foi de 13,63% dos 15.419 registros existentes no CAPG, sendo a maioria do gênero masculino, solteiro, faixa etária de 20 a 29 anos, com nacionalidade brasileira, sem registro de bolsa no sistema e pertencente à categoria Desligado, ou seja, os dados mostraram que o motivo da maioria dos evadidos está relacionado ao não cumprimento de parâmetros acadêmicos estabelecidos no regimento de cada Programa. Já a evasão discente no PPGE foi de 4,61% no Mestrado e de 1,93% no Doutorado, sendo em ambos a maioria do gênero feminino, com estado civil declarado solteiro, faixa etária acima dos 30 anos, de nacionalidade brasileira, graduação em Pedagogia, profissão e ou atividade na docência e sem bolsa registrada no sistema durante o período. Entretanto, sob o aspecto da situação possível, o Mestrado do PPGE não apresentou prevalência entre a categoria Desistente ou Desligado, enquanto no Doutorado a maioria dos evadidos foram registrados como Desistente, o que demonstra pela análise dos dados motivos alheios aos acadêmicos. Analisando o número de semestres de permanência dos evadidos no PPGE, no Mestrado foi de 2 semestres em que 31,25% dos evadidos sequer iniciaram o curso, enquanto no Doutorado foi de 4 a 5 semestres, o que indica permanência ao menos de metade do prazo total do curso, sendo que a maioria cumpriu ao menos 1/3 dos créditos exigidos. E, de acordo com os dados analisados, não houve razão principal para a evasão no PPGE que se sobressaiu, havendo uma distribuição equivalente entre as categorias acadêmica, pessoal e desconhecida.Abstract : This Master's thesis was developed by the PPGMGA Graduate Program in Assessment of Management and Methods to identify the profile of students who dropout sensu stricto from graduate courses at the Federal University of Santa Catarina in the 2009-2015 period. The research is quantitative based on integrative literature and document review, and a case study and focus on the modalities of the Academic Master's, Professional Master's and the Doctorate. To do this the databases from CAPES (GEOCAPES) and UFSC (CAPG) were used, as well as existing records at the Registry for Graduate Education - PPGE/UFSC. The overall student dropout rate in the period was 13.63% of the 15,419 records in CAPG, mostly male, single, aged 20 to 29 years old, with Brazilian nationality, without registration of scholarship in the system and belonging to the category 'disconnected', which suggests that the reason for the majority of dropouts is related to not fulfilling the academic standards established in the regulations of each program. The student dropout rate at PPGE was 4.61% in the Masters and 1.93% in the Doctoral, the majority in both being women, with declared marital status single, age over 30 years, of Brazilian nationality, graduated in Pedagogy, a profession or activity in teaching and without scholarship registered in the system during the period. However, from the aspect of the possible situation, the PPGE Master's did not present a prevalence category of quitter or dropout, while in the Doctoral program most departures were recorded as dropouts, indicating reasons unrelated to academics. Analyzing the number of semesters of stay for PPGE dropouts, the Master?s was 2 semesters, in which 31.25% of the departures never even started the course, while for the Doctorate it was from 4 to 5 semesters, which indicates permanence of at least half the total course time, and most fulfilled at least 1/3 of the required credits. For those who excelled at PPGE there was no reason, be it personal or unknown, for dropping out, among those related to the academic fields.Cislaghi, RenatoUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Marcelle Miranda Fortuci Lopes2018-04-13T19:39:04Z2018-04-13T19:39:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., tabs.application/pdf350762https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185602porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:39:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:39:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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