O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97792 |
Resumo: | Um dos objetivos do ensino de graduação é formar profissionais aptos a compreenderem a realidade, intervirem e transformarem essa realidade por meio de ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas (BOTOMÉ, 1997). Mas, como formar um profissional para possibilitar uma atuação profissional relevante para a sociedade? Discutir as características da formação de ensino superior, das definições e distinções entre campo de atuação profissional, mercado de trabalho e área de conhecimento, os âmbitos de atuação, a capacidade de atuar, os limites de compreensão sobre a atuação profissional evidenciam a pouca clareza desses diferentes conceitos como orientadores para projetar a formação de novos profissionais. Parece importante também, analisar a formação dos docentes de nível superior, pois a responsabilidade de suas intervenções profissionais muitas vezes não é considerada no seu processo de formação profissional. |
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