O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luiza Gonçalves da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Luci Mari Aparecida, Rosa, Marize Helena da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97792
Resumo: Um dos objetivos do ensino de graduação é formar profissionais aptos a compreenderem a realidade, intervirem e transformarem essa realidade por meio de ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas (BOTOMÉ, 1997). Mas, como formar um profissional para possibilitar uma atuação profissional relevante para a sociedade? Discutir as características da formação de ensino superior, das definições e distinções entre campo de atuação profissional, mercado de trabalho e área de conhecimento, os âmbitos de atuação, a capacidade de atuar, os limites de compreensão sobre a atuação profissional evidenciam a pouca clareza desses diferentes conceitos como orientadores para projetar a formação de novos profissionais. Parece importante também, analisar a formação dos docentes de nível superior, pois a responsabilidade de suas intervenções profissionais muitas vezes não é considerada no seu processo de formação profissional.
id UFSC_2c6129f31da2296102595dcf73496a17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97792
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕESUm dos objetivos do ensino de graduação é formar profissionais aptos a compreenderem a realidade, intervirem e transformarem essa realidade por meio de ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas (BOTOMÉ, 1997). Mas, como formar um profissional para possibilitar uma atuação profissional relevante para a sociedade? Discutir as características da formação de ensino superior, das definições e distinções entre campo de atuação profissional, mercado de trabalho e área de conhecimento, os âmbitos de atuação, a capacidade de atuar, os limites de compreensão sobre a atuação profissional evidenciam a pouca clareza desses diferentes conceitos como orientadores para projetar a formação de novos profissionais. Parece importante também, analisar a formação dos docentes de nível superior, pois a responsabilidade de suas intervenções profissionais muitas vezes não é considerada no seu processo de formação profissional.INPEAU2012-12-10T19:46:00Z2012-12-10T19:46:00Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97792Silva, Ana Luiza Gonçalves daRodrigues, Luci Mari AparecidaRosa, Marize Helena daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:30:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97792Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:30:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
title O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
spellingShingle O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
Silva, Ana Luiza Gonçalves da
title_short O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
title_full O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
title_fullStr O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
title_full_unstemmed O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
title_sort O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR: OBJETIVOS E LIMITAÇÕES
author Silva, Ana Luiza Gonçalves da
author_facet Silva, Ana Luiza Gonçalves da
Rodrigues, Luci Mari Aparecida
Rosa, Marize Helena da
author_role author
author2 Rodrigues, Luci Mari Aparecida
Rosa, Marize Helena da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Luiza Gonçalves da
Rodrigues, Luci Mari Aparecida
Rosa, Marize Helena da
description Um dos objetivos do ensino de graduação é formar profissionais aptos a compreenderem a realidade, intervirem e transformarem essa realidade por meio de ações cientificamente fundamentadas, tecnicamente adequadas e socialmente significativas (BOTOMÉ, 1997). Mas, como formar um profissional para possibilitar uma atuação profissional relevante para a sociedade? Discutir as características da formação de ensino superior, das definições e distinções entre campo de atuação profissional, mercado de trabalho e área de conhecimento, os âmbitos de atuação, a capacidade de atuar, os limites de compreensão sobre a atuação profissional evidenciam a pouca clareza desses diferentes conceitos como orientadores para projetar a formação de novos profissionais. Parece importante também, analisar a formação dos docentes de nível superior, pois a responsabilidade de suas intervenções profissionais muitas vezes não é considerada no seu processo de formação profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T19:46:00Z
2012-12-10T19:46:00Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97792
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652034470051840