Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Simone Egewarth
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_2ccb19cabe8879766f658500a36308b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de ItaipuCidadesPlano Estratégico de MarketingTurismoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A competitividade dos produtos e serviços das cidades 6, em alguns casos uma questão de sobrevivência, especialmente naquelas voltadas à exploração do turismo. Sob essa ótica, o presente trabalho tem como problema "Como nortear os esforços de marketing do município de Itaipulândia, durante o primeiro semestre de 2006, a fim de potencializar sua participação no roteiro turístico da regido do Lago de Itaipu?". objetivo geral do trabalho é elaborar um Plano Estratégico de Marketing para o município de Itaipulándia a ser aplicado no primeiro semestre de 2006. Os objetivos específicos consistem em realizar um diagnóstico do município, orientado para marketing, elaborar um prognóstico propondo estratégias e ações, projetar a Demonstração dos Resultados do Exercício, propor instrumentos para manutenção e controle e recomendar um procedimento geral para a implementação do plano. 0 estudo baseia-se na metodologia de Kotler (1998) e Ferrel et al (2000). 0 diagnóstico do ambiente externo apontou oportunidades como o grande número de turistas (de poder aquisitivo médio-alto) que visitam os pontos turísticos da região, a existência de nichos de mercado não explorados pelos concorrentes e espaço para criação de novos negócios voltados ao turismo. A principal ameaça é a queda do dólar. Quanto ao diagnóstico do ambiente interno do município, os principais pontos fortes apontados foram o interesse da prefeitura local no desenvolvimento da atividade turística, a criação de um forte atrativo turístico (o Parque Aquático Termal), a percepção de royalties e a qualidade de vida da população. Diante do diagnóstico apresenta-se um prognóstico, contendo o objetivo, as estratégias e as ações. objetivo do plano de marketing é elevar em 20 % o número de turistas, compreendidos no mercado-alvo, que visitam o município. São seis as estratégias propostas: criar uma identidade própria, melhorar a divulgação do município, oferecer produtos e serviços a preços diferenciados, melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, melhorar a infra-estrutura turística e melhorar a acessibilidade ao município. A implementação do Plano de Marketing deverá se refletir nas receitas (por meio do aumento da arrecadação de impostos) e nas despesas da prefeitura municipal.Florianópolis, SCRamos, Priscilla MartinsUniversidade Federal de Santa Catarina.Flach, Simone Egewarth2015-02-24T15:59:47Z2015-02-24T15:59:47Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis104 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T15:59:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-24T15:59:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
title Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
spellingShingle Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
Flach, Simone Egewarth
Cidades
Plano Estratégico de Marketing
Turismo
title_short Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
title_full Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
title_fullStr Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
title_full_unstemmed Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
title_sort Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
author Flach, Simone Egewarth
author_facet Flach, Simone Egewarth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Priscilla Martins
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Flach, Simone Egewarth
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades
Plano Estratégico de Marketing
Turismo
topic Cidades
Plano Estratégico de Marketing
Turismo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2015-02-24T15:59:47Z
2015-02-24T15:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392881717248