Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de Itaipu
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Plano estratégico de marketing para o município de Itaipulandia: estratégias para potencializar sua participação no roteiro turístico da região do Lago de ItaipuCidadesPlano Estratégico de MarketingTurismoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A competitividade dos produtos e serviços das cidades 6, em alguns casos uma questão de sobrevivência, especialmente naquelas voltadas à exploração do turismo. Sob essa ótica, o presente trabalho tem como problema "Como nortear os esforços de marketing do município de Itaipulândia, durante o primeiro semestre de 2006, a fim de potencializar sua participação no roteiro turístico da regido do Lago de Itaipu?". objetivo geral do trabalho é elaborar um Plano Estratégico de Marketing para o município de Itaipulándia a ser aplicado no primeiro semestre de 2006. Os objetivos específicos consistem em realizar um diagnóstico do município, orientado para marketing, elaborar um prognóstico propondo estratégias e ações, projetar a Demonstração dos Resultados do Exercício, propor instrumentos para manutenção e controle e recomendar um procedimento geral para a implementação do plano. 0 estudo baseia-se na metodologia de Kotler (1998) e Ferrel et al (2000). 0 diagnóstico do ambiente externo apontou oportunidades como o grande número de turistas (de poder aquisitivo médio-alto) que visitam os pontos turísticos da região, a existência de nichos de mercado não explorados pelos concorrentes e espaço para criação de novos negócios voltados ao turismo. A principal ameaça é a queda do dólar. Quanto ao diagnóstico do ambiente interno do município, os principais pontos fortes apontados foram o interesse da prefeitura local no desenvolvimento da atividade turística, a criação de um forte atrativo turístico (o Parque Aquático Termal), a percepção de royalties e a qualidade de vida da população. Diante do diagnóstico apresenta-se um prognóstico, contendo o objetivo, as estratégias e as ações. objetivo do plano de marketing é elevar em 20 % o número de turistas, compreendidos no mercado-alvo, que visitam o município. São seis as estratégias propostas: criar uma identidade própria, melhorar a divulgação do município, oferecer produtos e serviços a preços diferenciados, melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, melhorar a infra-estrutura turística e melhorar a acessibilidade ao município. A implementação do Plano de Marketing deverá se refletir nas receitas (por meio do aumento da arrecadação de impostos) e nas despesas da prefeitura municipal.Florianópolis, SCRamos, Priscilla MartinsUniversidade Federal de Santa Catarina.Flach, Simone Egewarth2015-02-24T15:59:47Z2015-02-24T15:59:47Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis104 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130122porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T15:59:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-24T15:59:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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