Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_2d4b5ff57d0bc8895c72ac2b1bb74730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86445 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afetoEngenharia de produçãoEducadoresRelações humanasAprendizagemAspectos psicologicosProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho avalia a importância da afetividade como aspecto fundamental para a educação. Diversos autores sustentam teoricamente a necessidade de propostas de ensino-aprendizagem que valorizem os aspectos afetivos, a emoção do ser humano, entre eles a proposta da Escola do Futuro. A relação entre essas propostas teóricas e as iniciativas de professores que praticam essa pedagogia é o objetivo desta dissertação. Nesse processo, identifica-se o perfil dos educadores capazes de desenvolver a Pedagogia da Afetividade, bem como se observa o comportamento dos alunos, que também são sujeitos desse processo. This work intends to evaluate the importance of the affectivity as fundamental aspect for the education. Several authors sustain theoretically the need of teaching-learning proposals that value the affective aspects, focusing the human emotions; one of them is the School of the Future. The relationship among these theoretical proposals and the teachers' initiatives that practice this pedagogy is the objective of this dissertation. In this process will be identified the educators' profile capable to develop the pedagogy of the affectivity, as well as will be observed the students' behavior, that are also subject of this process.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaEl Achkar, Dalal2012-10-21T07:04:03Z2012-10-21T07:04:03Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.| il., tabs.application/pdf194030http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:46:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:46:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
title |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
spellingShingle |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto El Achkar, Dalal Engenharia de produção Educadores Relações humanas Aprendizagem Aspectos psicologicos Professores - Formação |
title_short |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
title_full |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
title_fullStr |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
title_sort |
Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto |
author |
El Achkar, Dalal |
author_facet |
El Achkar, Dalal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
El Achkar, Dalal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educadores Relações humanas Aprendizagem Aspectos psicologicos Professores - Formação |
topic |
Engenharia de produção Educadores Relações humanas Aprendizagem Aspectos psicologicos Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T07:04:03Z 2012-10-21T07:04:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
194030 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445 |
identifier_str_mv |
194030 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236978388992 |