Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: El Achkar, Dalal
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_2d4b5ff57d0bc8895c72ac2b1bb74730
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86445
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afetoEngenharia de produçãoEducadoresRelações humanasAprendizagemAspectos psicologicosProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho avalia a importância da afetividade como aspecto fundamental para a educação. Diversos autores sustentam teoricamente a necessidade de propostas de ensino-aprendizagem que valorizem os aspectos afetivos, a emoção do ser humano, entre eles a proposta da Escola do Futuro. A relação entre essas propostas teóricas e as iniciativas de professores que praticam essa pedagogia é o objetivo desta dissertação. Nesse processo, identifica-se o perfil dos educadores capazes de desenvolver a Pedagogia da Afetividade, bem como se observa o comportamento dos alunos, que também são sujeitos desse processo. This work intends to evaluate the importance of the affectivity as fundamental aspect for the education. Several authors sustain theoretically the need of teaching-learning proposals that value the affective aspects, focusing the human emotions; one of them is the School of the Future. The relationship among these theoretical proposals and the teachers' initiatives that practice this pedagogy is the objective of this dissertation. In this process will be identified the educators' profile capable to develop the pedagogy of the affectivity, as well as will be observed the students' behavior, that are also subject of this process.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaEl Achkar, Dalal2012-10-21T07:04:03Z2012-10-21T07:04:03Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.| il., tabs.application/pdf194030http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:46:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:46:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
title Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
spellingShingle Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
El Achkar, Dalal
Engenharia de produção
Educadores
Relações humanas
Aprendizagem
Aspectos psicologicos
Professores -
Formação
title_short Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
title_full Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
title_fullStr Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
title_full_unstemmed Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
title_sort Pedagogia da afetividade: uma construção teórico-prática de processos educativos baseados na afeto
author El Achkar, Dalal
author_facet El Achkar, Dalal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv El Achkar, Dalal
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Educadores
Relações humanas
Aprendizagem
Aspectos psicologicos
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Educadores
Relações humanas
Aprendizagem
Aspectos psicologicos
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T07:04:03Z
2012-10-21T07:04:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 194030
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445
identifier_str_mv 194030
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236978388992