A afetividade na relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10899 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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A afetividade na relação pedagógicaAfetividadeRelaçõesEducadorCriançasRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEnquadrado na unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, este relatório retrata a prática pedagógica desenvolvida num contexto educativo de Jardim de Infância, entre os dias 1 de outubro de 2018 e 23 de janeiro do corrente ano, com crianças de idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos. Pretende, ainda, retratar as aprendizagens adquiridas neste percurso bem como refletir acerca desta experiência e da evolução sentida, enquanto futura educadora de infância. Este estudo, intitulado de “A afetividade na relação pedagógica”, apresenta uma reflexão crítica relativamente aos afetos, considerando que estes são a base para a relação pedagógica. A partir deste pressuposto, pretendeu-se compreender o que a afetividade e como construir uma relação pedagógica baseada na mesma. Par tal, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema e construiu-se um quadro teórico-concetual, sustentado na psicologia, na pedagogia e na sociologia da infância. No que se refere à metodologia utilizada, optou-se por um estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: uma entrevista à educadora cooperante e à auxiliar da sala de atividades e um inquérito por questionário à restante equipa da instituição para que fosse possível compreender as suas conceções sobre a problemática. Foi também realizada a observação direta participante, através de notas de campo e registos diários e semanais. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) "é fundamental a afetividade no processo de desenvolvimento das crianças" (diretora da instituição cooperante); ii) um/a educador/a afetuoso/a “é aquele que está atento, sabe respeitar, proporciona autonomia às crianças de uma forma individualizada” (diretora do equipamento); “um educador afetuoso para mim, é um educador atento, cuidadoso, meigo, preocupado e dedicado” (educadora cooperante).ABSTRACT As part of the curricular unit of Supervised Professional Practice II (PPS) of the Master's Degree in Pre-School Education, this report portrays the pedagogical practice that I developed in an educational context of kindergarten, between October 1, 2018 and January 23, current year, with children between the ages of 2 and 4 years. It also intends to portray the learning acquired in this course as well as reflect on this experience and the evolution felt, not only as a future educator of childhood, but, mainly, as a person. Since it is in early childhood education that the pedagogical relationship between educator and child is important for the development of this and also for good group management, it is essential that it be built every day. But for its development to be positive, it is necessary to take into account some aspects, such as affections with the presence of affectivity, allowing the children to feel safe, supported and comfortable. This report, entitled "The affectivity in the pedagogical relation", presents a critical reflection on the affections, considering that these are the basis for the pedagogical relation. This issue accompanied me during the PPS of Day Care and continued in PPS Kindergarten. Along the way, some more specific questions emerged that resulted in a survey and theoretical-conceptual framework, and it was possible to observe a set of actions and reactions of the children, the room team and the families. With this in mind, it was my intention with this report to understand what affectivity is, and how to build a pedagogical relationship through it. In order to be able to answer this question, it was necessary, in a first stage, to characterize the valence of Kindergarten and to make a reflexive analysis of my intervention, in order to be able to relate to the problematic. Subsequently, it was necessary to carry out some literature review on the subject. With regard to the methodology used, a case study was chosen using the following information collection techniques: an interview with the cooperating educator and the assistant of the activity room and a questionnaire survey of the rest of the institution's team so that it was possible to understand their conceptions on the problematic. Participant direct observation was also carried out through field notes and daily and weekly records, compiled in the PPS II portfolio. The results obtained point to the conclusion that affectivity is important for the pedagogical relationship, as the Director said: "It is fundamental affectivity in the process of development of children."Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLGraça, Andreia Filipa Meireles da2019-12-19T11:21:08Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10899TID:202321185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:15.392101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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