Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308701
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46879
Resumo: Este estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar.
id UFSP_ae883a40b9c01e226495bd27a1ca4fb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/46879
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]2018-07-27T15:51:00Z2018-07-27T15:51:00Z2014-01-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308701FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46879CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdfEste estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar.This study investigates, in historical perspectives, which changes happened on São Paulo’s primary school teaching programs in the period of 1890 to 1950 in relation to geometry skills. Specifically, it includes subjects, Forms, Geometry, Drawing, Modelling, Arithmetic and Manual work, through annual programs of 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 and 1949/50, analyzing them by its methodology, contents and educational movement. The defined research period was recognizable by two large educational movements: the Modern Pedagogy and the Active School. The sources for this study are the official teaching orientation and the didactic manuals Primeiras Lições de Coisas and Manual do ensino primário. To comprehend the modification on school subjects that occur in the transition of educational movements requires some considerations about scholar culture, appropriations, strategies and tactics, in order to build a historical representation, to produce a history of mathematical education. For this reason, a theoretical-methodological referential is going to be useful as a tool from Cultural History. The source analysis reveals the most significant happenings of the educational movements intuitive and Active school included on geometric subjects, spread over different subjects for different purposes; also this analysis points to new methodologies, contents and subjects that are inserted through the programs that determine how the geometry skills are presented to São Paulo primary school teaching. These continuities and ruptures describe the continuous process, creative and in constant dialogue of official teaching orientation with the ideas and proposals circulating on each historical time, which emphasizes the dynamic character of geometry skills, expressed by changes in school culture.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)161 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)saberes geométricosprogramas de ensinoensino intuitivoescola ativagrupos escolaresgeometry skillsteaching programsintuitive teachingactive schoolgroups of schoolDo ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e AdolescênciaMultidisciplinarEnsinoORIGINALCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdfCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdfapplication/pdf1740173${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/1/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf474edc407e7ec482f69e6d127385bdb4MD51open accessTEXTCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.txtCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.txtExtracted texttext/plain397713${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/5/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.txt6b830a1492a0c4e8e9b459f76d5e1fe7MD55open accessTHUMBNAILCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.jpgCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3733${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/7/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.jpgd32af4c4f1fa12789bb5db1cb2d198b2MD57open access11600/468792023-05-15 10:54:29.694open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
title Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
spellingShingle Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
saberes geométricos
programas de ensino
ensino intuitivo
escola ativa
grupos escolares
geometry skills
teaching programs
intuitive teaching
active school
groups of school
title_short Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
title_full Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
title_fullStr Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
title_full_unstemmed Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
title_sort Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
author Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv saberes geométricos
programas de ensino
ensino intuitivo
escola ativa
grupos escolares
topic saberes geométricos
programas de ensino
ensino intuitivo
escola ativa
grupos escolares
geometry skills
teaching programs
intuitive teaching
active school
groups of school
dc.subject.eng.fl_str_mv geometry skills
teaching programs
intuitive teaching
active school
groups of school
description Este estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T15:51:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T15:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308701
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46879
dc.identifier.file.none.fl_str_mv CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308701
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46879
identifier_str_mv FRIZZARINI, Claudia Regina Boen. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/1/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/5/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/7/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 474edc407e7ec482f69e6d127385bdb4
6b830a1492a0c4e8e9b459f76d5e1fe7
d32af4c4f1fa12789bb5db1cb2d198b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764256518602752