Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito |
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Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensinoCidadaniaConstituiçãoEstado de direitoEducaçãoDemocraciaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. DireitoEste trabalho de conclusão de curso aborda a questão da educação para a cidadania. Para isso, buscou-se a origem dos discursos de cidadania e da criação do Estado e da Constituição, bem como situar no tempo a conjuntura política, econômica, jurídica e social dos países ocidentais, em especial, os que tiveram maior participação nesta construção teórica. Buscou-se situar o Brasil dentro desta construção de Estado, retomando-se brevemente nossas cartas constitucionais. A origem da cidadania se entrelaça com os discursos liberais do século XVIII, pois surgiu como discurso legitimador do Estado burguês em formação e serviu para a transformação da organização estatal. Entretanto, o discurso evoluiu conforme o desenvolvimento da sociedade e por isso estudar a cidadania a partir dos elementos que a compõem é tarefa primordial para a criação de um conceito atual de cidadania, situando-a no paradigma das sociedades capitalistas e da democracia. Tal conceito é necessário para dialogar sobre a importância para sociedade de um sistema educacional que propicie a formação de cidadãos que participem efetivamente da construção do Estado e da concretização dos direitos tão belamente elencados na nossa Constituição e em diplomas internacionais, afirmando-se que o ensino de direito para crianças e adolescentes pode ser uma estratégia para esta formação da cidadania.Este trabajo de conclusión de curso aborda el tema de la educación para la ciudadanía. Para eso, se buscó el origen de los discursos de la ciudadanía y la creación del Estado y de la Constitución, así como situar en el tiempo las coyunturas políticas, económicas, legales y sociales occidentales, en particular, las dos países que tuvieron mayor participación en esta construcción teórica. Se intentó situar el Brasil en esta construcción estatal, volviendo brevemente a nuestras constituciones. El origen de la ciudadanía se entrelaza con los discursos liberales del siglo XVIII, surgió como un discurso legitimador del Estado burgués en formación, y sirvió para la transformación de la organización del Estado. Sin embargo, el discurso evoluciona, conforme el desarrollo de la sociedad, y por lo tanto el estudio de los elementos que componen la ciudadanía es la tarea principal para crearse un concepto actual de la ciudadanía, colocándola en el paradigma de la sociedad capitalista y la democracia. Este concepto es necesario para hablar de la importancia para la sociedad de un sistema educativo que fomenta el desarrollo de los ciudadanos a participar activamente en la construcción del Estado y la realización de los derechos que de manera tan hermosa figuran en nuestra Constitución y en los instrumentos internacionales, señalando que la educación jurídica de los niños y adolescentes puede ser una estrategia para esta formación de la ciudadanía.Silva, Reinaldo Pereira eUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Débora Souza2013-08-20T14:25:32Z2013-08-20T14:25:32Z2013-07-122013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis131 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:57:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/104326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:57:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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