Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Débora Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito
id UFSC_2de3ff3b13b454414c29b9f6362d521f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/104326
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensinoCidadaniaConstituiçãoEstado de direitoEducaçãoDemocraciaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. DireitoEste trabalho de conclusão de curso aborda a questão da educação para a cidadania. Para isso, buscou-se a origem dos discursos de cidadania e da criação do Estado e da Constituição, bem como situar no tempo a conjuntura política, econômica, jurídica e social dos países ocidentais, em especial, os que tiveram maior participação nesta construção teórica. Buscou-se situar o Brasil dentro desta construção de Estado, retomando-se brevemente nossas cartas constitucionais. A origem da cidadania se entrelaça com os discursos liberais do século XVIII, pois surgiu como discurso legitimador do Estado burguês em formação e serviu para a transformação da organização estatal. Entretanto, o discurso evoluiu conforme o desenvolvimento da sociedade e por isso estudar a cidadania a partir dos elementos que a compõem é tarefa primordial para a criação de um conceito atual de cidadania, situando-a no paradigma das sociedades capitalistas e da democracia. Tal conceito é necessário para dialogar sobre a importância para sociedade de um sistema educacional que propicie a formação de cidadãos que participem efetivamente da construção do Estado e da concretização dos direitos tão belamente elencados na nossa Constituição e em diplomas internacionais, afirmando-se que o ensino de direito para crianças e adolescentes pode ser uma estratégia para esta formação da cidadania.Este trabajo de conclusión de curso aborda el tema de la educación para la ciudadanía. Para eso, se buscó el origen de los discursos de la ciudadanía y la creación del Estado y de la Constitución, así como situar en el tiempo las coyunturas políticas, económicas, legales y sociales occidentales, en particular, las dos países que tuvieron mayor participación en esta construcción teórica. Se intentó situar el Brasil en esta construcción estatal, volviendo brevemente a nuestras constituciones. El origen de la ciudadanía se entrelaza con los discursos liberales del siglo XVIII, surgió como un discurso legitimador del Estado burgués en formación, y sirvió para la transformación de la organización del Estado. Sin embargo, el discurso evoluciona, conforme el desarrollo de la sociedad, y por lo tanto el estudio de los elementos que componen la ciudadanía es la tarea principal para crearse un concepto actual de la ciudadanía, colocándola en el paradigma de la sociedad capitalista y la democracia. Este concepto es necesario para hablar de la importancia para la sociedad de un sistema educativo que fomenta el desarrollo de los ciudadanos a participar activamente en la construcción del Estado y la realización de los derechos que de manera tan hermosa figuran en nuestra Constitución y en los instrumentos internacionales, señalando que la educación jurídica de los niños y adolescentes puede ser una estrategia para esta formación de la ciudadanía.Silva, Reinaldo Pereira eUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Débora Souza2013-08-20T14:25:32Z2013-08-20T14:25:32Z2013-07-122013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis131 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:57:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/104326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:57:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
title Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
spellingShingle Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
Garcia, Débora Souza
Cidadania
Constituição
Estado de direito
Educação
Democracia
title_short Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
title_full Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
title_fullStr Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
title_full_unstemmed Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
title_sort Cidadania, direito e educação: considerações históricas para a compreensão da cidadania e sua realização pelo ensino
author Garcia, Débora Souza
author_facet Garcia, Débora Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Reinaldo Pereira e
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Débora Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Constituição
Estado de direito
Educação
Democracia
topic Cidadania
Constituição
Estado de direito
Educação
Democracia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20T14:25:32Z
2013-08-20T14:25:32Z
2013-07-12
2013-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652055322034176