De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher, Mônica Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244416
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
id UFSC_2e4145da58501cb00c32557e9f003f1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244416
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)EducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaEducaçãoArteTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.Para ex-por-se, esta tese acontece em travessias. Ao problematizar o que faz e o que pode matemática e arte na escola, em pesquisas, no mundo e na vida, a po-ética produzida atravessa uma postura ética, estética e política operada junto a prática de pesquisa do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC) e o aprender com arte. Disso, ou com isso, questiona-se para desnaturalizar certas verdades enraizadas em nossa cultura escolar e social, tomando como problema e objeto de pensamento verdades instituídas, aquelas que constituem modos de ver, de dizer, de representar e de conduzir-se em Educação Matemática. Para tanto, ao perguntar como um grupo de estudo e de pesquisa inventa, cria e pratica um ethos de re-existência em travessias de pesquisa, cartografa-se, com um envolvimento vivencial e de pensamentos, torções conceituais em um inventário de afetos. Juntam-se pistas de um conjunto de enunciados que reverberam com matemática e arte, compondo traços de existência de um discurso matemático atrelado a uma formação discursiva da Matemática que nos constitui e nos forma. Aponta-se, afinal, para os efeitos de um ethos de re-existência, pensando mais sobre as verdades colocadas do que as afirmando, experimentando outras existências com aquilo que já existe, em que a experimentação vale por si só.Abstract: To ex-po-se, this thesis happens in crossings. Problematizing what do and what can mathematics and art do at school, in research, in the world and in life, the po-ethics created through an ethical, esthetical and political stance managed with the research practice of the Contemporary Studies and Mathematical Education Group (Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática - GECEM/UFSC) and learning with art. From this, or with this, certain habitual truths from our social and school cultures are questioned and denaturalized, taking instituted truths as the problem and object of thinking, the ones that constitute ways to see, to say, to represent and conduct in Mathematical Education. For such, questioning how a study and research group invents, creates and practices an ethos of re-existence in crossings of researching, mapping with thought and experience involvement, conceptual twists in an inventory of affection. Clues of a set of mathematics and art statements that reverberate are put together, creating traces of existence of a mathematical speech bound to a discursive formation of Mathematics that makes and shapes us. It is pointed, after all, to the effects of an ethos of re-existence, thinking more about the posed truths than asserting them, experiencing other existences with those that already exist, in which the experiencing is worth by itself.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaKerscher, Mônica Maria2023-02-14T23:11:01Z2023-02-14T23:11:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 p.| il.application/pdf380222https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244416porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-14T23:11:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244416Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-14T23:11:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
title De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
spellingShingle De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
Kerscher, Mônica Maria
Educação
Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Educação
Arte
title_short De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
title_full De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
title_fullStr De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
title_full_unstemmed De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
title_sort De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC)
author Kerscher, Mônica Maria
author_facet Kerscher, Mônica Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerscher, Mônica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Educação
Arte
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Educação
Arte
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-14T23:11:01Z
2023-02-14T23:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380222
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244416
identifier_str_mv 380222
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652331790630912