Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109192 |
Resumo: | Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única. |
id |
UNSP_04e4993c254a07523a7c6c1da2132d0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109192 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessiasEducaçãoEducação sexualViolencia escolarAssédio nas escolasEducação fisicaEducação de criançasBrasilEducação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Gulo, Fábio Henrique [UNESP]Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]Silva, Analígia Miranda da [UNESP]Lima, Cláudia Maria de [UNESP]Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]Lima, Guilherme da Silva [UNESP]Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Socha, Rosana Ramos [UNESP]Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Sena, Silvio [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Revoredo, Mariana [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Leone, Naiara Mendonça [UNESP]Santana, Clóvis da Silva [UNESP]Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]2014-09-03T17:52:30Z2014-09-03T17:52:30Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfRIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161.9788579832161http://hdl.handle.net/11449/109192000774085ISBN9788579832161.pdf014558243419265743398070085552148157283633787279262427920830216445101401917309702245775482772701775844412383807980898657645667419778200016779533734001643769824020937659798509810000-0002-6506-95300000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144823info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:53:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109192Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:48.065575Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
title |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
spellingShingle |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP] Educação Educação sexual Violencia escolar Assédio nas escolas Educação fisica Educação de crianças Brasil |
title_short |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
title_full |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
title_fullStr |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
title_full_unstemmed |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
title_sort |
Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias |
author |
Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP] Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Gulo, Fábio Henrique [UNESP] Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP] Francisco, Marcos Vinicius [UNESP] Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP] Silva, Analígia Miranda da [UNESP] Lima, Cláudia Maria de [UNESP] Estevam, Everton José Goldoni [UNESP] Souza, Mônica Fernandes de [UNESP] Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP] Lima, Guilherme da Silva [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] Socha, Rosana Ramos [UNESP] Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP] Sena, Silvio [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP] Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] Revoredo, Mariana [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Santana, Clóvis da Silva [UNESP] Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Gulo, Fábio Henrique [UNESP] Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP] Francisco, Marcos Vinicius [UNESP] Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP] Silva, Analígia Miranda da [UNESP] Lima, Cláudia Maria de [UNESP] Estevam, Everton José Goldoni [UNESP] Souza, Mônica Fernandes de [UNESP] Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP] Lima, Guilherme da Silva [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] Socha, Rosana Ramos [UNESP] Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP] Sena, Silvio [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP] Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] Revoredo, Mariana [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Santana, Clóvis da Silva [UNESP] Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP] Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Gulo, Fábio Henrique [UNESP] Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP] Francisco, Marcos Vinicius [UNESP] Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP] Silva, Analígia Miranda da [UNESP] Lima, Cláudia Maria de [UNESP] Estevam, Everton José Goldoni [UNESP] Souza, Mônica Fernandes de [UNESP] Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP] Lima, Guilherme da Silva [UNESP] Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP] Socha, Rosana Ramos [UNESP] Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP] Sena, Silvio [UNESP] Lima, José Milton de [UNESP] Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP] Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] Revoredo, Mariana [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Santana, Clóvis da Silva [UNESP] Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação sexual Violencia escolar Assédio nas escolas Educação fisica Educação de crianças Brasil |
topic |
Educação Educação sexual Violencia escolar Assédio nas escolas Educação fisica Educação de crianças Brasil |
description |
Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-09-03T17:52:30Z 2014-09-03T17:52:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161. 9788579832161 http://hdl.handle.net/11449/109192 000774085 ISBN9788579832161.pdf 0145582434192657 4339807008555214 8157283633787279 2624279208302164 4510140191730970 2245775482772701 7758444123838079 8089865764566741 9778200016779533 7340016437698240 2093765979850981 0000-0002-6506-9530 0000-0001-6584-3656 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161. 9788579832161 000774085 ISBN9788579832161.pdf 0145582434192657 4339807008555214 8157283633787279 2624279208302164 4510140191730970 2245775482772701 7758444123838079 8089865764566741 9778200016779533 7340016437698240 2093765979850981 0000-0002-6506-9530 0000-0001-6584-3656 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128222519361536 |