Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP], Fürkotter, Monica [UNESP], Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP], Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP], Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP], Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP], Gulo, Fábio Henrique [UNESP], Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP], Francisco, Marcos Vinicius [UNESP], Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP], Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP], Silva, Analígia Miranda da [UNESP], Lima, Cláudia Maria de [UNESP], Estevam, Everton José Goldoni [UNESP], Souza, Mônica Fernandes de [UNESP], Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP], Lima, Guilherme da Silva [UNESP], Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP], Socha, Rosana Ramos [UNESP], Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP], Sena, Silvio [UNESP], Lima, José Milton de [UNESP], Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP], Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP], Revoredo, Mariana [UNESP], Souza, Renata Junqueira de [UNESP], Leone, Naiara Mendonça [UNESP], Santana, Clóvis da Silva [UNESP], Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109192
Resumo: Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.
id UNSP_04e4993c254a07523a7c6c1da2132d0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109192
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessiasEducaçãoEducação sexualViolencia escolarAssédio nas escolasEducação fisicaEducação de criançasBrasilEducação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Gulo, Fábio Henrique [UNESP]Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]Silva, Analígia Miranda da [UNESP]Lima, Cláudia Maria de [UNESP]Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]Lima, Guilherme da Silva [UNESP]Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Socha, Rosana Ramos [UNESP]Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Sena, Silvio [UNESP]Lima, José Milton de [UNESP]Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Revoredo, Mariana [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Leone, Naiara Mendonça [UNESP]Santana, Clóvis da Silva [UNESP]Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]2014-09-03T17:52:30Z2014-09-03T17:52:30Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfRIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161.9788579832161http://hdl.handle.net/11449/109192000774085ISBN9788579832161.pdf014558243419265743398070085552148157283633787279262427920830216445101401917309702245775482772701775844412383807980898657645667419778200016779533734001643769824020937659798509810000-0002-6506-95300000-0001-6584-3656Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144823info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:53:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109192Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:48.065575Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
title Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
spellingShingle Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
Educação
Educação sexual
Violencia escolar
Assédio nas escolas
Educação fisica
Educação de crianças
Brasil
title_short Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
title_full Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
title_fullStr Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
title_full_unstemmed Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
title_sort Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
author Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
author_facet Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Gulo, Fábio Henrique [UNESP]
Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]
Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]
Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Lima, Cláudia Maria de [UNESP]
Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]
Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Socha, Rosana Ramos [UNESP]
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Sena, Silvio [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Revoredo, Mariana [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Santana, Clóvis da Silva [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author_role author
author2 Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Gulo, Fábio Henrique [UNESP]
Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]
Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]
Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Lima, Cláudia Maria de [UNESP]
Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]
Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Socha, Rosana Ramos [UNESP]
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Sena, Silvio [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Revoredo, Mariana [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Santana, Clóvis da Silva [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Gulo, Fábio Henrique [UNESP]
Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]
Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]
Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Lima, Cláudia Maria de [UNESP]
Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]
Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]
Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Lima, Guilherme da Silva [UNESP]
Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Socha, Rosana Ramos [UNESP]
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Sena, Silvio [UNESP]
Lima, José Milton de [UNESP]
Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Revoredo, Mariana [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Santana, Clóvis da Silva [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação sexual
Violencia escolar
Assédio nas escolas
Educação fisica
Educação de crianças
Brasil
topic Educação
Educação sexual
Violencia escolar
Assédio nas escolas
Educação fisica
Educação de crianças
Brasil
description Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2014-09-03T17:52:30Z
2014-09-03T17:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161.
9788579832161
http://hdl.handle.net/11449/109192
000774085
ISBN9788579832161.pdf
0145582434192657
4339807008555214
8157283633787279
2624279208302164
4510140191730970
2245775482772701
7758444123838079
8089865764566741
9778200016779533
7340016437698240
2093765979850981
0000-0002-6506-9530
0000-0001-6584-3656
identifier_str_mv RIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161.
9788579832161
000774085
ISBN9788579832161.pdf
0145582434192657
4339807008555214
8157283633787279
2624279208302164
4510140191730970
2245775482772701
7758444123838079
8089865764566741
9778200016779533
7340016437698240
2093765979850981
0000-0002-6506-9530
0000-0001-6584-3656
url http://hdl.handle.net/11449/109192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128222519361536